Mostrando postagens com marcador Doação de Sangue. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Doação de Sangue. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, novembro 08, 2013

Hemocentro abre neste sábado para reforçar estoque

Foto: Ministério da Saúde
O Hemocentro abre no sábado, dia 9, das 7h ao meio-dia com a finalidade de reforçar e normalizar os estoques.  A unidade está com estoque de cem bolsas de sangue, quando o ideal seriam quinhentas. O estoque baixo é motivo de preocupação, uma vez que a unidade é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado.
RH Negativo
A Coordenadora de Captação,  Ludmila Ferreira, explica que a estratégia de abrir aos sábados costuma atrair pessoas que não têm tempo de doar durante a semana. “Precisamos de doadores com qualquer tipo de sangue, mas fazemos um apelo especial aos doadores com fator RH negativo, pois são mais raros”, diz. Além do dia 9, a unidade estará aberta também no dia 23, o penúltimo sábado do mês.
Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos por 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há pelo menos duas horas.
Antes da coleta, o doador passa por uma entrevista, de caráter confidencial. “Não queremos invadir a privacidade de ninguém, mas precisamos saber se a pessoa já teve hepatite, se toma remédios controlados ou se fez tatuagem recentemente”, exemplifica a coordenadora.  “Nossa intenção é proporcionar uma doação e uma recepção seguras”, acrescenta Ludmila Ferreira. O Hemocentro funciona normalmente de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e fica na Avenida Anhanguera nº 5.195, no Setor Coimbra, em Goiânia.

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Hemocentro alerta para doação de sangue no feriado

O Hemocentro de Goiás alerta a população para o baixo estoque de sangue da unidade. Segundo sua diretoria, o volume coletado está baixíssimo nesta véspera do Carnaval e é preciso coletar 400 bolsas até o feriado. Para regularizar esse atendimento, o Hemocentro abrirá no próximo sábado, dia 9, das 7h30 às 12 horas,  e  na Quarta-Feira de Cinzas, dia 13, das 7h30 às 18 horas. Ficará fechado no domingo, dia 10; segunda,11 e terça-feira, dia 12.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Corpo de Bombeiros lança campanha "Sangue Herói"

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lança nesta quinta-feira (31), a campanha Sangue Herói 2013. A solenidade de abertura da ação será às 8 horas, no Hemocentro de Goiás, que fica na Avenida Anhanguera, 5.195, Setor Coimbra, na capital. O objetivo é estimular a doação de sangue antes do Carnaval. A campanha, idealizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Hemocentro, faz parte da Operação Carnaval 2013 dos Bombeiros, que aposta mais uma vez nas ações preventivas.
 
Os bombeiros darão o exemplo e serão doadores de sangue para o Hemocentro em uma doação coletiva. Os militares também estarão empenhados em conseguir o maior número possível de doações voluntárias. Panfletos explicativos serão distribuídos em pontos estratégicos da Região Metropolitana. A meta é sensibilizar os goianos para o que a Corporação chama de maior operação de salvamento do Estado.
 
Neste período do ano, as doações de sangue no Hemocentro caem. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais da rede pública e unidades de saúde em Goiânia e no interior. A preocupação é ainda maior com a chegada do Carnaval, quando aumenta a demanda devido aos acidentes. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Com o apoio da população, os bombeiros acreditam que é possível garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval em Goiás.
 
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 16 e 67 anos de idade (o menor de idade somente acompanhado do responsável legal e assinatura de um termo de consentimento); e ter peso acima de 50 kg.
 
 

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Hemocentro funciona nos próximos dois sábados

Foto de: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idEditoria=4134
Nos próximos dois sábados, 26 de janeiro e 2 de fevereiro, o Hemocentro de Goiás estará aberto para quem desejar doar sangue, das 7h30 ao meio-dia. Segundo o diretor geral do Hemogo, Mauro Silva, o objetivo é repor o estoque, já pensando no próximo feriado prolongado, o Carnaval. Segundo Mauro, as doações são bem-vindas desde já, pois os estoques de sangue estão baixos.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Hemocentro abrirá aos sábados no fim de ano

No período de festas de final de ano, as doações de sangue no Hemocentro de Goiás diminuem em torno de 30% e é justamente este o período de maior demanda. Em função disso, a unidade faz um apelo aos doadores  e informa que estará funcionando nos dois últimos sábados do ano, dias 22 e 29, das 7h30 às12 horas.
A iniciativa pretende trazer de volta os doadores que não aparecem há mais de três meses e também agregar novos voluntários na batalha de salvar vidas. A cada doação é possível salvar quatro vidas. A diretoria do Hemogo faz um agradecimento especial aos doadores com uma Cantata de Natal do Coral da Saúde, no sábado,  dia 22, às 9 horas, quando todos receberão uma lembrança de Natal reforçando a parceria solidária. O Hemocentro fica na Av. Anhanguera, Nº 5.195, Setor Coimbra.

terça-feira, dezembro 04, 2012

Hemocentro chama doadores já visando o fim de ano

O Hemocentro convida a população para doar sangue nesta quinta-feira (6), das 8h às 16h, no Hospital Alberto Rassi – HGG.
 
A coleta será feita onde funcionava o Laboratório Anatomopatológico, no térreo. A diretoria do laboratório lembra que a doação de sangue, principalmente nesta época de festas de final de ano, quando é comum registrar baixas de doadores, é essencial para salvar vidas.
 
 

sábado, novembro 24, 2012

Hemocentro promove Semana do Doador de Sangue

O Hemocentro de Goiás (Hemogo) comemora, a partir de hoje, dia 24, até 30 de novembro a Semana do Doador de Sangue. Domingo, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. As ações começam neste sábado  com o funcionamento da unidade para receber os doadores, das 7h30 às 12h. A intenção da diretoria é aumentar o estoque de bolsas de sangue, já pensando na demanda de final de ano, que geralmente é maior. Nos sábados anteriores, 29/10 e 10/11, quando o Hemocentro também funcionou, 197 doadores compareceram.
 A abertura oficial da semana será realizada na segunda-feira, dia 26, às 9 horas, na sede do Hemogo. Os diretores da unidade farão agradecimento especial aos doadores e entrega de certificados àqueles que têm grande número de doações. Nos outros dias a programação segue com apresentações culturais, sempre às 9 horas. O encerramento será feito com uma apresentação de dança na sexta-feira, às 9h. Durante todos os dias da semana será servido um lanche especial aos doadores de sangue. 
O doador deve: portar documento oficial de identidade com foto; apresentar boa saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. O Hemocentro fica na Av. Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra, próximo ao Hospital Materno Infantil (HMI). 

quinta-feira, setembro 27, 2012

Hemocentro abre sábado (29) para reforçar estoque


Por causa da falta de sangue momentânea, o Hemocentro vai  funcionar neste sábado (29) para reforçar o estoque. Pode doar sangue pessoa que pese acima de 50 quilos, que tenha de 16 a 67 anos e que se sinta bem. 

As orientações do Hemocentro é que o doador nunca vá doar em jejum, que tenha repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumado ou se alimentado de comida gordurosa.

Ainda de acordo com as normas do Hemocentro, estão proibidas de doar sangue mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, e também aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.  A doação poderá ser feita das 7h30 às 12h30, na Av. Anhanguera, 5.195, Goiânia.

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=145431&tp=positivo

segunda-feira, setembro 24, 2012

Hemocentro quer aumentar doadores de sangue

O Hemocentro de Goiás quer contar com o apoio da população para aumentar as doações de sangue. O estoque para atender a demanda está baixo. De acordo com gerente de Qualidade do Hemocentro, Kellyngton Magalhães, a média atual é de 60 doadores por dia, quando o necessário seria de 150 doadores. Entre as ações para aumentar o número de doadores estão também ações em empresas, universidades, escolas e entidades de classe. Também é preparada uma semana especial, para comemorar o "Dia do Doador", em 20 de novembro.

Coletiva no Hemocentro alerta sobre doação de sangue

A biomédica e técnica do Hemocentro Cristiane Martins Ferreira concede coletiva à imprensa hoje, às 9 horas. O objetivo é mobilizar a população para aumentar o número de doações de bolsa de sangue. A entrevista será na sede do Hemocentro, à Avenida Anhanguera, número 5195, no Setor Coimbra, em Goiânia.