Os cidadãos usuários dos serviços do Vapt Vupt de Campinas, em Goiânia, estão experimentando o novo modelo de atendimento, o Atende Mais. Este modelo faz parte do projeto de inovação, modernização e ampliação anunciado pelo secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, para as unidades do Vapt Vupt. Segundo Vecci, em menos de um mês em operação, o projeto piloto implantado na unidade de Campinas já alcançou bons resultados, como a redução do tempo de espera do cidadão por atendimento. Até junho de 2014, este novo modelo de atendimento será implantado em todos os Vapt Vupt.
O Atende Mais tem como premissa a capacitação dos servidores para que possam atender a qualquer demanda do usuário, dentro do leque de serviços ofertados na unidade. “Temos sazonalmente maiores procuras por determinado tipo de serviço, como por exemplo, no final do mês, a busca pelo Detran, e ociosidade em outros. Por meio da capacitação dos servidores, teremos maior produtividade e o fim da ociosidade”, explica Vecci.
O secretário aponta ainda que, além da vantagem para o cidadão que ganha de imediato a redução do tempo de espera, o Governo do Estado também ganha com os seus custos operacionais controlados. “Sempre digo que se está bom, está perto de melhorar. Não podemos nos acomodar nos bons números apresentados pelo Vapt Vupt. As demandas da população são crescentes. Temos que aprender cada dia a fazer mais, melhor e com os mesmos recursos”, ressalta Giuseppe Vecci.
Na unidade de Campinas com o projeto piloto foram integrados os atendimentos do Detran, Ipasgo, Segplan (Multifuncional), SSPJ (identificação e boletim de ocorrência) e Procon. Desde a implantação, no dia 9 de setembro último, houve uma grande redução no tempo de espera do usuário dos serviços do Detran, que caiu de 33 minutos em agosto para 8 minutos em setembro, além da redução do índice de desistência por atendimento, que em agosto era de 11,5% e hoje atinge 5,5%, segundo dados da Gerência de Operação da Rede Própria da Superintendência de Vapt Vupt de Atendimento ao Público.
A próxima unidade Vapt Vupt a receber o modelo de atendimento Atende Mais será a de Itumbiara. Em outubro terá início o treinamento dos servidores de mais quatro unidades da Região Metropolitana de Goiânia.
Novos projetos
Além do Atende Mais, Vecci lista uma série de outras inovações no Vapt Vupt que já estão sendo concebidas pela Segplan. Entre elas estão o lançamento de um portal virtual onde o usuário poderá realizar vários serviços pela internet via equipamentos móveis conectados, como celular, tablets, notebooks e outros. Inicialmente, ganharão ferramentas on line serviços de grande demanda no Estado, de órgãos como Detran, OVG (consultas do Bolsa Universitária), Sefaz (emissão/validação de Certidão Negativa de Débito), Juceg, Saneago, Ipasgo e outros. Também integram as inovações a criação de unidades segmentadas do Vapt Vupt, voltadas inicialmente a pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos.
O projeto contempla ainda a ampliação da rede Vapt Vupt. A meta é totalizar, até o final de 2014, cerca de 70 unidades espalhadas por todo o Estado, entre Condomínios Vapt Vupt (municípios com até 30 mil habitantes) e unidades Vapt Vupt maiores. Hoje já são 43 unidades, dos quais três Condomínios Vapt Vupt.
FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/segplan-amplia-capacidade-de-atendimento-dos-vapt-vupts/
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