quinta-feira, outubro 31, 2013

Governador inaugura Vila Cultural Cora Coralina

O governador Marconi Perillo inaugurou, na manhã desta quinta-feira, dia 31,  a Vila Cultural Cora Coralina  e, também, a exposição Goiânia 80 anos, uma mostra audiovisual dos eventos marcantes da história da capital, destacando a coletânea de livros, jornais e revistas antigos que a documentam. A Vila Cultural Cora Coralina, foi construída pelo governo estadual por meio da Goiás Turismo, no centro de Goiânia, num quarteirão triangular formado pelas Ruas 23 e 3 e pela Avenida Tocantins.

No local já estava construído o Teatro Goiânia. Atualmente o teatro integra a Vila constituída por um auditório, um pavilhão para exposições e um amplo espaço remodelável para atender às mais diversas atividades artísticas e culturais, elaborado a partir do conceito de multiutilidade. Esta sala recebeu o nome  de João Bennio, homenagem ao grande cineasta goiano.

“No momento em que comemoramos os 80 anos de Goiânia, quis expressar nesta obra – a Vila Cultural Cora Coralina – nosso reconhecimento ao legado da antiga capital Vila Boa, batizando o espaço com o nome da poeta que nos fez globais. Nossa gratidão aos muitos que trabalharam para erguer  a capital e nossa homenagem aos artistas e intelectuais que multiplicaram o brilho de uma herança pródiga”, escreveu o governador em sua apresentação ao catálogo da exposição.

Após desatar o laço da fita inaugural, sob as bênçãos do padre missionário redentorista Wellington Silva, o governador percorreu todas as dependências da Vila, assistiu a um documentário sobre Cora Coralina, visitou a exposição “Goiânia 80 anos” e, por fim, fez um pronunciamento aos presentes.

Antes disso, o governador ouviu discursos de agradecimentos. O escritor Geraldo Coelho Vaz, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, falou em nome da intelectualidade goiana. Ele lembrou que, anos atrás, junto com o então deputado federal Barbosa Neto, recebeu do governador Marconi Perillo o compromisso de construir a Vila, uma obra que, à parte formar um belo conjunto arquitetônico com o Teatro Goiânia, contribui para a revitalização do Centro da cidade.

O professor Nion Albernaz discursou em nome da família de Cora Coralina. Ele é sobrinho-neto da poeta e foi como parente dela que  discursou para agradecer a homenagem. “Ela não via os berços e os muros de Goiás, ela os sentia; e, ao sentir, traduzia este sentimento em palavras, que formaram os poemas que encantam a todos nós”, completou Nion, sintetizando a poesia de Cora.

Em seu discurso, o governador declarou que “No dicionário de Cora Coralina o substantivo Carinho ocupava um espaço muito especial”.  Segundo Marconi, “ela punha carinho no cultivo de suas avencas, com todo carinho cuidava de seus doces, carinhosamente ia catar suas metáforas, e com muito carinho escrevia seus poemas”. Assim, emendou o governador, “nesta obra da Vila Cultural Cora Coralina o Governo do Estado colocou empenho, atenção e, principalmente, muito carinho”.

Logo depois Marconi Perillo assinou ofício de encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás de projeto de lei dispondo sobre homenagens a vultos da cultura goiana. Já o secretário de Cultura, Gilvane Felipe, anunciou que a gestão do espaço será transferida para uma Organização Social de Interesse Público com atuação na área cultural. A exposição Goiânia 80 anos estará aberta ao público a partir de amanhã.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-inaugura-vila-cultural-cora-coralina/

quarta-feira, outubro 30, 2013

Variação de preços de produtos para Dia de Finados chega a 110%

Com a proximidade do Dia de Finados no próximo sábado, dia 2, a tradicional procura por produtos como velas, flores e coroas levou o Procon a visitar 13 estabelecimentos comerciais em Goiânia, sendo oito supermercados e cinco floriculturas próximas aos cemitérios para fazer pesquisa de preços com o objetivo de orientar os consumidores. Foram consultados 19 itens.

Noventa e cinco por cento deles, à exceção das velas,  tiveram aumento bastante expressivo, se comparado o preço médio praticado em novembro de 2012 com o atual. A diferença pode chegar a 50%.

É o caso da coroa de flores pequena que no ano passado custava R$ 100 e, hoje, o preço médio é de R$ 150. O vaso de crisântemos, que era comercializado ao preço médio de R$ 9,60 em novembro do ano passado, é vendido hoje, em média, a R$ 13,80, aumento de 43,75%. Oscilando 30,77%, o botão de rosa passou de R$ 2,60, para R$ 3,40. A vela nº 8 com oito unidades da marca São Tarcísio registrou alta de 16,11%, passando de R$ 5,36 em outubro de 2012, para R$ 6,22 atualmente.

Variações
A vela sete dias da marca São Tarcísio foi o produto que teve a maior variação entre menor e maior preço, chegando a 109,87%, sendo encontrado de R$ 3,95 a R$ 8,29. O vaso da azaleia foi encontrado de R$ 15 em 2012 e R$ 30 neste ano, aumento de 100%.

O botão de rosa foi encontrado ao menor preço de R$ 3, enquanto o maior preço chegou a R$ 5, variação de 66,67%. Já o reajuste do vaso de violeta chegou a 40%, com preços variando de R$ 5 a R$ 7. Na coroa grande, a diferença foi de 25%, com o menor preço de R$ 200, e o maior de R$ 250.

Como a intenção da pesquisa é proporcionar economia, a recomendação do gerente de Pesquisa e Cálculo, Gleidson Tomaz, é comprar antecipadamente pois a demanda ocasionada no Dia de Finados poderá encarecer os preços dos produtos. “O ideal seria que o consumidor adquirisse esses produtos antecipadamente. Em relação às velas, por exemplo, evitar comprar dos vendedores ambulantes que geralmente cobram até cinco vezes mais do que os supermercados. Em relação às flores, também é possível comprar um dia antes, inclusive na pesquisa do Procon há dicas de como conservá-las para que seja utilizado no Dia dos Finados. Outra dica é evitar comprar no feriado porque, com certeza, a demanda será muito grande e os preços tendem a subir ainda mais, prejudicando o bolso dos consumidores”, diz. Acesse a planilha de preços e o relatório dos estabelecimentos visitados que contém dicas de conservação de flores.

Assistência funerária
Em relação às ofertas de planos de assistência funerária, o Procon alerta que os consumidores evitem fazer contratação nesse momento. Se há interesse nesse tipo de serviço, a orientação é procurar posteriormente um estabelecimento adequado, analisando cuidadosamente cada cláusula do contrato, principalmente aquelas que estabeleçam multas em caso de desistência.

O órgão de defesa do consumidor ainda informa que os atendentes estão aptos a esclarecer qualquer dúvida contratual. O documento pode ser levado para casa antes de ser assinado. Pode-se ainda consultar se o nome da empresa consta no cadastro de reclamações junto ao Procon.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/esperando-link-da-pesquisa-variacao-de-precos-de-produtos-para-dia-dos-finados-chega-a-110/

terça-feira, outubro 29, 2013

Governador vistoria obras de saneamento na Região Noroeste

O governador Marconi Perillo esteve, na manhã desta terça-feira, dia 29, vistoriando várias frentes de obras na Região Noroeste de Goiânia e, num pavilhão armado ao lado de uma delas, assinou ordens de serviço. O governador foi ver de perto as obras de construção de redes de esgoto sanitário que, quando concluídas, em 2014, vão beneficiar uma população de 194,5 mil habitantes  distribuídos em mais de 60 mil residências nos 22 bairros que compõem aquela que é uma das mais populosas regiões da capital.

Marconi vistoriou obras no Parque Tremendão, Jardim das Hortências e Jardim Nova Esperança. O governador foi ver de perto o início da abertura de valetas por onde passaram os canos da coleta de esgoto. Cumprimentou operários e transeuntes e posou para fotos com populares.

O governador também assinou ordem de serviço à Saneago para que inicie a implantação do Interceptor Caveirinha, no Jardim Nova Esperança. Trata-se de um emissário que vai transportar o esgoto coletado de 22 bairros até a Estação de Tratamento de Esgoto Hélio Seixo de Brito. O interceptor terá 3.750 metros e vai custar R$ 6,8 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS.

Atualmente, 80% da população de Goiânia é atendida com coleta, transporte e tratamento de esgoto. São seis estações distribuídas por várias regiões, sendo a maior delas a ETE Hélio Seixo de Brito, às margens do Rio Meia Ponte no bairro Goiânia II. Com as obras em andamento e em fase de contratação, principalmente as que vão contemplar a Região Noroeste da capital, o índice de atendimento chegará a 93%. As obras do Noroeste representam um incremento de 15%. Com isso, o governo estadual supera largamente a meta do Governo Federal, que prevê atingir em 2030 o percentual de 78%.

A rede coletora a ser implantada até 2014 na Região Noroeste  terá quase 603 quilômetros de comprimento, o equivalente a uma tubulação que saísse de Itumbiara até Porangatu, unindo os dois extremos do Estado de Goiás. As várias obras de construção e ampliação dos sistemas de água e de coleta e tratamento de esgotos somam custos em mais de R$ 1 bilhão, com recursos provenientes do Tesouro Estadual, dos próprios cofres da Saneago e do Governo Federal, via PAC ( 1 e 2), FGTS, BNDES e Orçamento Geral da União.

A um passo da universalização

Fazendo-se acompanhar do presidente da Saneago, José Gomes Rocha e de toda a diretoria daquela Companhia, o governador também recebeu a visita da superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes Araújo, que, na ocasião, discursou em nome do Governo Federal. Marise serviu-se da oportunidade para anunciar que     a CEF voltará a financiar a Saneago. Há mais de 15 anos a CEF não liberava recursos para a estatal goiana. O governador assinou ainda termo de compromisso com a CEF para financiamento de obras de saneamento em municípios com mais de 50 mil habitantes e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Goiânia. Para essas obras, a Caixa deverá alocar recursos da ordem de R$ 98 milhões.

Após os discursos de agradecimentos dos vários presidentes das associações de moradores da Região Noroeste, o governador fez uso da palavra. Discursando de improviso, Marconi lembrou que, antes da sua gestão, não existia sequer estação de tratamento de esgoto em Goiânia. A primeira rede de coleta foi construída durante a gestão de Henrique Santillo, mas o material coletado era despejado nos rios e córregos.

“Saltamos de nove para 70 estações de tratamento de esgoto em Goiás e estamos universalizando o tratamento e a coleta de esgoto na cidade de Goiânia. São obras que representam investimentos na saúde preventiva”, afirmou o governador”. Após discorrer sobre o resgate de todos os compromissos firmados com a população da Região Noroeste, o governador encerrou o seu discurso: “Estamos muito felizes porque o ritmo do governo continua muito forte”.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-vistoria-obras-de-saneamento-na-regiao-noroeste/

sábado, outubro 26, 2013

Goiás presente na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Goiás participa da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Discussões e deliberações acerca das principais questões ambientais brasileiras ligadas à temática dos resíduos sólidos estão em evidência até domingo, dia 27, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
A Conferência Nacional tem o objetivo de encontrar soluções para os impactos ambientais causados pela produção e descarte de resíduos sólidos. A partir disso, as discussões giram em torno de quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Trabalho, Emprego e Renda, e Educação Ambiental.
Este evento é o resultado dos trabalhos desenvolvidos desde a esfera municipal, passando pelas etapas regional e estadual. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, essas etapas envolveram mais de 200 mil pessoas, com 643 conferências municipais, 179 conferências regionais, que envolveram 3652 municípios, ou seja, 65,61% dos municípios brasileiros. Além disso, foram realizadas 224 conferências livres, com 24771 participantes, uma conferência virtual com 3881 acessos e 26 conferências estaduais e uma distrital.
Em Goiás, foram realizadas 64 conferências municipais e onze regionais, além de cinco conferências livres. Juntas, elas apresentaram 1393 propostas que foram discutidas na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em Goiânia nos dias 13 e 14 de setembro deste ano. Da etapa estadual saíram 15 propostas de cada eixo temático, que compõem o conjunto de proposições a serem discutidas na Conferência Nacional. Também foram eleitos os delegados goianos que vão apresentar e defender as propostas escolhidas em Goiás.
 Abertura
A abertura do evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, mas as atenções se voltaram para a representante do Movimento Nacional Dos Catadores Recicláveis, Claudete Costa. “Queremos que o governo local e as empresas escutem os catadores. Nós não só cuidamos do meio ambiente, mas também do ser humano. Somos uma cadeia de valor nesse mercado”, afirma. A Conferência Nacional do Meio Ambiente começou na última quinta-feira, dia 24, e termina no domingo, dia 27

terça-feira, outubro 22, 2013

Marconi: Reforma Administrativa irá reduzir despesas e abrir espaço para novos concursos

O governador Marconi Perillo está vistoriando obras em todo o Estado. Marconi visitou a duplicação da GO-403, que liga Goiânia a Senador Canedo. Nos 13 quilômetros da rodovia, o Estado investe R$ 37,39 milhões na nova pista e na construção de um viaduto no trevo de acesso à GO-537, ligação entre a capital e Silvânia.

Acompanhado de comitiva, o governador ouviu dos técnicos responsáveis pela obra que a meta é entregar o viaduto até o final do ano. A pavimentação está dentro do cronograma estabelecido entre a empresa construtora e a Agetop.  Até janeiro, a duplicação  da GO-403 deve ser entregue completamente pronta.

No canteiro de obras da construtora, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa. Marconi falou sobre os investimentos que o Estado faz na Região Metropolitana, abordou a Reforma Administrativa que está sendo encaminhada à Assembleia Legislativa e disse ser favorável à criação de novos municípios em Goiás.

A Reforma Administrativa já está pronta?
Marconi Perillo – Eu assinei a mensagem que vai extinguir seis secretarias, muitos cargos de direção superior e mais de três mil cargos comissionados, além de incorporar alguns órgãos. Uma parte neste ano e outra parte no curso do ano que vem. O objetivo principal é reduzir despesas, racionalizar a administração e abrir espaços para novos concursos.

O senhor espera obter o apoio necessário da Assembleia Legislativa para implementar esta reforma?
Marconi Perillo – Os deputados têm sido sempre colaborativos. Ninguém vai querer trabalhar contra as demandas da sociedade, que quer administrações cada vez mais enxutas e que ofereçam sempre melhores resultados. Nós estamos fazendo obras de qualidade, prestando serviços de qualidade. Goiás se transformou num canteiro de obras. O Estado presta serviços cada vez melhores. É claro que ainda temos deficiências, temos burocracia, mas queremos demonstrar também que ao lado de muitas realizações há o lado da racionalidade e da diminuição de despesas. Apesar das necessidades que temos de cargos comissionados, apesar de sermos um dos estados que têm um dos menores índices de cargos comissionados na relação cargo/efetivo, nós estamos mostrando ao Brasil que há um compromisso deste governo com a racionalização e a diminuição dos gastos. Nós não estamos apenas encaminhando este projeto de lei reduzindo despesas, estamos também reduzindo cargos. E olha que é um esforço muito grande. Nós vamos reduzir quase 40% dos cargos comissionados. Além disso, também vamos editar um decreto de contenção de gastos nas outras áreas.

Já existe um esboço deste decreto?
Marconi Perillo - Já existe, tanto em relação ao Projeto de Lei da reforma quanto em relação ao decreto. A Casa Civil tem todas as informações de forma transparente sobre os dois assuntos.

Qual a importância da duplicação da GO-403 para as pessoas que trafegam diariamente por esta rodovia?
Marconi Perillo – Ela é muito importante. Nós estamos procurando, dentro das grandes demandas por melhoria na mobilidade urbana, melhorar todas as rodovias importantes do Estado, especialmente as de acesso a Goiânia e as rodovias do Entorno de Brasília. Na Região Metropolitana de Goiânia nós estamos duplicando praticamente todas as rodovias, construindo ciclovias, em alguns casos pistas para pedestres, como foi o caso da rodovia para Trindade e fazendo iluminação noturna, não só nas rodovias estaduais. Nós acabamos de fazer um convênio com o Dnit e vamos iluminar a pista que liga Aparecida de Goiânia até a saída para Brasília. É uma obra federal que o Estado assume e vai pagar. Também já solicitei à Agetop a realização do projeto executivo para a iluminação do trecho entre Goiânia e Anápolis na BR-153.

Há um grande trabalho de divulgação das obras do governo em Goiânia. Esta é uma tentativa de se criar uma agenda positiva para a capital?
Marconi Perillo – Isso faz parte da rotina da administração. Na própria constituição está estabelecido que os governos têm que informar a população, prestar conta dos serviços e das obras que são executadas. Nós estamos dando publicidade ao que fazemos. Este é um princípio da administração pública. Não há como dar publicidade de obras e benefícios apenas através do Diário Oficial. O princípio da publicidade existe para que a gente possa comunicar às pessoas o que está sendo feito. É impossível para uma pessoa que viva na Região Noroeste tomar conhecimento de uma obra que esteja sendo realizada na Região Leste. O que nós estamos fazendo, portanto, é dar publicidade, obedecendo esse princípio da administração pública. Porque senão as pessoas não vão perceber que o governo está resgatando o seu projeto, está cumprindo os seus compromissos de campanha, está cumprindo com a sua palavra. Para que os cidadãos sejam informados, nós estamos andando, mostrando através da mídia espontânea e ao mesmo tempo celebrando os 80 anos de Goiânia, mostrando a todos o que estamos fazendo. E graças a Deus é muita coisa. Eu vi uma matéria que fala de investimentos do Estado na capital em torno de R$ 400 milhões. Mas aqui são só as obras rodoviárias e algumas obras da Educação. Se nós incluirmos os R$ 500 milhões aproximadamente de obras de saneamento e de água em Goiânia e Região Metropolitana, vamos chegar a quase R$ 1 bilhão. É o maior volume de obras realizadas por um governo na cidade de Goiânia. Se incluirmos a Região Metropolitana nós vamos chegar a um número ainda mais expressivo.

A Assembleia Legislativa vai começar a apreciar a emancipação de alguns municípios. Como o senhor vê a possibilidade de o Estado ganhar mais municípios?
Marconi Perillo – A melhor coisa que o parlamento brasileiro fez foi limitar a criação de novos municípios. Havia uma verdadeira farra de criação de novos municípios sem obedecer a critérios. Agora, o que vai acontecer é a realização de plebiscito para criação de alguns municípios obedecendo a rigorosos critérios. Em Goiás tem distrito que já é maior do que grande parte dos municípios existentes, como é o caso do Jardim de Ingá, pertencente a Luziânia, que é maior do que 80 cidades goianas. É um distrito que merece ser emancipado, assim como Girassol, em Cocalinho, o ABC na Cidade Ocidental, e Montes Altos, em Padre Bernardo. São todos distritos que justificam ser emancipados.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-vamos-reduzir-quase-40-dos-comissionados-com-a-reforma-administrativa/

Estado cria Rede de Hospitais de Urgências de Goiás

A Secretaria da Saúde está criando uma Rede de Hospitais de Urgências de Goiás, a Rede Hugo, com as nove unidades de saúde de urgência espalhadas por todo o Estado. A intenção é atender às necessidades dos municípios e trazer para o Estado a administração desses hospitais.
A Rede Hugo será composta pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 1), da Região Noroeste (Hugo 2), de Anápolis (Huana), de Aparecida de Goiânia (Huapa), de Trindade (Hutrin), de Santa Helena, Uruaçu, Santo Antônio do Descoberto e de Águas Lindas. A previsão de entrega do Hugo 2 é para o primeiro semestre de 2014. O de Trindade deve atender a população já em dezembro deste ano. Para as unidades de Uruaçu, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas, a previsão é para o segundo semestre de 2014.
Nova política
De acordo com o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, as nove unidades passarão a fazer parte de uma nova política de regulação na área da saúde. “Com essa filosofia política que estamos implantando, a de o Estado assumir as responsabilidades pelos hospitais regionais, desafogamos as funções do município. Eles sozinhos não dão conta de administrar as unidades, porque precisam atender a demanda não só da cidade sede, mas de municípios vizinhos”, detalha.
Faleiros também lembra da importância de os municípios se consorciarem. “É preciso que os municípios participem de consórcios intermunicipais de saúde para que eles possam democratizar o acesso a todos os serviços de saúde daqueles municípios que compõem aquela regional, e também participarem solidariamente do funcionamento de outras unidades. Estamos fazendo isso com os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), que vão funcionar onde existem os consórcios”, esclareceu o secretário. Com a regulação pelo Estado, todos os hospitais serão administrados por Organizações Sociais (OS).

segunda-feira, outubro 21, 2013

Marconi vistoria obras do Estado em Goiânia

O governador Marconi Perillo passou o dia de hoje vistoriando obras do Governo do Estado de Goiás em execução no município de Goiânia. O governador esteve em 10 canteiros de obras inspecionando de perto o andamento dos trabalhos e indagando a engenheiros e empreiteiros sobre detalhes técnicos. Marconi esteve o tempo todo acompanhado do vice-governador José Eliton Jr., do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas e de vários secretários de estado. Um grande número de deputados e de vereadores goianienses acompanhou o governador em suas visitas.

O périplo teve início às 9 horas e terminou por volta das 16 horas. Começou pelo Hospital de Urgências da Região Noroeste – o HUGO 2 – na saída para Inhumas. Dali o governador e sua comitiva partiram para o trevo da GO – 070, prosseguindo, na sequência, até o novo trevo da GO – 060. Depois o governador percorreu o trecho duplicado da GO 040, saída para Aragoiânia e vistoriou os viadutos sobre a rodovia que dão acesso ao Madre Germana. Em seguida, visitou as obras da Escola Padrão Século XXI do Setor Pontal Sul e, na sequência, a Avenida da Paz, em Aparecida de Goiânia. Após vistoriar as obras do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química – o Cedreq de Aparecida de Goiânia, o governador retornou à capital, para vistoria da duplicação da GO-020, saída para Bela Vista, passando depois pelo Autódromo Internacional de Goiânia, cujas obras de reconstrução tiveram início na semana passada. Por derradeiro. O governador visitou as obras de duplicação da GO 403, saída para Senador Canedo.

Segundo o presidente da Agetop, Jaime Rincón, “O governador Marconi Perillo realiza, hoje, o maior volume de obras da capital em toda a sua história”.

HUGO 2

O governador demorou-se na visita ao HUGO 2, cujas obras estão avançando freneticamente. Junto com o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, Marconi percorreu todas as dependências dos edifícios que vão compor o complexo hospitalar. O prédio principal, de cinco andares, já está na última lage. As obras estão entrando na fase denominada de “acabamento”, ou colocação de revestimento e conclusão do sistema de drenagem pluvial. A pavimentação asfáltica das vias de circulação do pátio de estacionamento está em andamento.

A visita de Marconi foi marcada pela informalidade. O governador confraternizou com os operários, tomando o café da manhã com eles, tendo sido muito cumprimentado. Do alto do último piso, o governador pode contemplar todo o canteiro de obra. Uma obra que vai custar aos cofres estaduais R$57,5 milhões. Vai ser entregue em maio de 2014, devendo entrar em operação em no máximo, 60 dias após.

Sessenta  dias é o tempo estimado pelo secretário Antônio Faleiros para aparelhar totalmente o hospital. Segundo o secretário, o Estado vai, no próximo dia 31,  abrir licitação às Organizações Sociais que tenham interesse em operar o hospital por meio de contrato de gestão. “Tive o privilégio de construir o Hospital de Urgências de Goiânia durante minha primeira gestão como secretário de Saúde, no Governo de Henrique Santillo”, lembra Faleiros. “O Hugo é, hoje, uma referência em urgência e emergência para toda a região. Não tenho dúvida de que o Hugo 2, com 360 leitos, sendo 40 de UTI, vai contribuir, e muito, para a saúde dos goianos”, enfatiza. Segundo Faleiros, o novo hospital terá dez centros de cirurgia e uma ala de 13 leitos para tratamento de queimaduras, serviço ainda não oferecido pelo SUS em Goiás. O Hugo 2 terá capacidade para atender até mil pacientes por dia.

Falando à imprensa no local, o governador declarou que as obras são “um presente para o povo de Goiânia no seu aniversário de 80 anos”, sendo o conjunto dessas obras “o resgate de todos os compromissos assumidos no programa de governo”. A importância do Hugo 2 não está em ser um hospital a mais, porém pelo que representa no contexto geral da saúde pública em toda a Região Metropolitana de Goiânia. “O Hugo 2 significará a organização da prestação de serviço do governo estadual na área de saúde, será uma espécie de moderador, pois com esta obra vamos dar mais tranqüilidade ao trabalho que se realiza no Hugo 1, no Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia, no Hospital de Urgência de Trindade, no Hospital Materno Infantil, no HDT, no HGG e no CRER”, explicou o governador. “Todos esses hospitais”, prosseguiu, “estão passando por mudanças significativas, mas, com a construção do Hugo 2 e a operação dele a partir de maio do ano que vem, vamos ter mais leitos, mais médicos e mais UTIs disponibilizados”.

Obras rodoviárias

A construção de quatro viadutos, dois na saída para Trindade e dois na saída para Inhumas, compondo dois trevos distantes menos de 500 metros um do outro, visa desafogar o trânsito naquela região de Goiânia e eliminar zonas perigosas, onde acidentes vinham ocorrendo com assustadora freqüência.

O governador Marconi Perillo viu de perto o que já foi feito. Na GO-070, ele constatou que os dois viadutos já estão prontos. Os operários agora trabalham na passagem inferior, guarnecida com talude gramado. Até dezembro estarão concluídas as obras de acesso, retorno e rotatória superior. Está prevista a instalação de pórticos e a iluminação de todo o complexo. As vias terão sinalização horizontal e vertical, devendo ainda ser construída uma passarela de acesso ao Portal Shopping center.

No marco zero da GO-060, onde confluem as avenidas Anhanguera e Castello Branco, também já foram concluídos os viadutos, que passarão por cima de trincheiras guarnecidas por cortinas de concreto armado. A trincheira tem 320 metros de comprimento, estando já praticamente concluídas das cortinas que as guarnecem. O passo seguinte será o asfaltamento do piso da trincheira.

Já a duplicação da GO-040 até o Madre Germana já está concluída. Os viadutos de acesso ao Madre Germana I e II também já foram concluídos, faltando agora arrematar as obras e urbanização e jardinagem. O governador percorreu a pé os mais de 200 metros da pista rebaixada e examinou cuidadosamente os viadutos. Mostrou-se satisfeito com o que viu. As obras de duplicação da GO 040, com 7,5 quilômetros de extensão, custaram  R$11,5 milhões aos cofres públicos.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-vistoria-obras-do-estado-em-goiania/

sexta-feira, outubro 18, 2013

Marconi assegura recursos federais para o VLT de Goiânia

 O governador Marconi Perillo saiu da reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, otimista em relação à implantação do VLT de Goiânia. No encontro desta quinta-feira, dia 17, em Brasília, Aguinaldo Ribeiro assegurou ao governador que o Ministério das Cidades garantirá parte dos recursos para as obras se o projeto do VLT de Goiânia ficar pronto até o mês de março do ano que vem. O projeto total do VLT está orçado em R$ 1,3 bilhão e deverá contar com recursos de várias fontes.
Marconi afirmou estar confiante com o cumprimento do prazo e assegurou que o projeto em elaboração será composto de alguns aditivos que irão tornar o VLT mais moderno e dinâmico. “Havia o projeto do trem apenas por superfície. Agora, estamos trabalhando algumas mudanças que permitirão a construção de trechos subterrâneos e algumas obras de arte a mais”, explicou.
Também estão incluídos nos projetos a serem beneficiados com recursos do Ministério das Cidades os prolongamentos do Eixo Leste/Oeste para Senador Canedo, de um lado, e o da Vila Mutirão e Vera Cruz, do outro. “São projetos consistentes e muito importantes para a área da mobilidade urbana de Goiânia e da Região Metropolitana”, disse o governador.
Para o Entorno do Distrito Federal, onde o transporte urbano tem enfrentado sérios problemas de superlotação e atrasos no cumprimento de horários, o Governo de Goiás trabalha para estender o BRT, em construção, até a cidade de Luziânia. O projeto original, de responsabilidade do Governo do Distrito Federal, prevê a construção do BRT de Brasília até Santa Maria. “Já mostramos a necessidade e a viabilidade de levar o BRT até Luziânia e acreditamos que isso será possível. As conversas estão bem adiantadas e eu estou confiante que isso vai ocorrer”, declarou.
Ainda em Brasília, o governador Marconi Perillo também reuniu-se com o ministro da Educação, Aloizio Marcadante, quando tratou das escolas que estão sendo construídas no Estado em parceria com o governo federal e dos projetos que foram encaminhados, solicitando mais recursos para escolas e outras estruturas físicas para a rede estadual de ensino. “Deixamos praticamente certa uma visita do ministro em novembro a Goiás para inaugurarmos juntos algumas obras, lançarmos um pacote para a construção de novas escolas e para a formatura do Pronatec. Estamos confiantes que teremos mais apoio ainda do Ministério da Educação”, comentou Marconi.

quarta-feira, outubro 16, 2013

Investimentos do governo transformam a realidade da saúde em Goiás

O governador Marconi Perillo entregou um ônibus zero quilômetro ao Hemocentro para coleta externa de sangue e hemoderivados, no valor de R$ 632 mil. O ônibus, que vai rodar o Estado, foi adaptado para receber quatro doadores por vez e captar cerca de 100 bolsas de sangue por dia. Com isso, a expectativa da Secretaria da Saúde é a de um incremento de 900 bolsas de sangue por mês. Na mesma solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, no pátio do Hemocentro, em Goiânia, Marconi entregou também seis veículos refrigerados aos municípios de Catalão, Ceres, Goiânia, Formosa, Porangatu e Quirinópolis para o transporte de sangue e hemoderivados. Além desses, outros três já estão em circulação nas cidades de Iporá, Rio Verde e Jataí. Os nove veículos foram adquiridos ao custo de R$ 585 mil.

Durante o evento, Marconi destacou as ações que o governo está realizando para transformar a realidade da saúde pública em Goiás. “Os governos federal, estadual e os governos municipais são responsáveis pela Saúde. E o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde, tem feito a sua parte e tem feito uma grande diferença. Nós estamos atuando em todas as áreas de responsabilidade nossa, mudando pra valer a qualidade do atendimento da saúde em nossos hospitais. Ainda neste mês, vou visitar as obras de melhoria Hospital Materno Infantil. Também vamos fazer uma vista ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, agora já numa nova fase. Está programada para o próximo dia 21, uma visita às obras do Hugo 2.”

Em relação à construção do Hugo 2, Marconi afirmou que o cronograma está sendo antecipado. “Nós vamos inaugurar o Hugo 2 com tudo pronto para funcionar. Antes do final do primeiro semestre do ano que vem, o hospital estará funcionando. Com a entrega do Hugo 2, Goiânia estará muito bem servida de hospitais nas áreas de urgência, emergência e clínica geral. Nós teremos o Hugo 2, o Hugo, o HGG com novo CTI, o Huapa, o Crer, o HDT e o HMI.” O governador afirmou ainda que a licitação para a construção do Hospital da Mulher deverá ser publicada em dezembro deste ano, com a previsão de início das obras para fevereiro de 2013. O hospital será construído ao lado do Hospital Materno Infantil.

Marconi antecipou que na tarde desta quarta-feira, dia 16, irá à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia para celebrar um convênio de quase R$ 20 milhões. Os recursos, de acordo com o governador, vão estruturar definitivamente o hospital e dar condições à Santa Casa para que ela receba mais convênios, especialmente do SUS, possibilitando a viabilização econômica da unidade de saúde. “O que o governo vai fazer é dar condições para que a Santa Casa possa sobreviver com as próprias pernas, a partir desse nosso apoio.”

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/investimentos-do-governo-transformam-a-realidade-da-saude-em-goias/

Vencedores do Concurso de Redação recebem os prêmios

A Gerência de Merenda Escolar, da Secretaria da Educação (Seduc),  entrega os prêmios aos  vencedores do Concurso de Redação Vida Longa ao Leite, em solenidade na manhã desta quarta-feira, dia 16, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia. A data foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Alimentação. Os três primeiros colocados recebem, respectivamente, um tablet, uma câmera digital e um videogame. As escolas e os professores orientadores são contemplados com certificados de participação.
O primeiro lugar ficou com o estudante Ramon Moreira Gonçalves, do Colégio Estadual Professora Josefa Barbosa Valente, de Posse, que teve como orientadora a professora Bianca Alves de Macedo. Em segundo lugar, ficou  Thúlio Miguel Máximo Barreto Alarcon, da Escola Estadual João Lobo Filho, de Inhumas, sob orientação da professora Ângela Abadia de Jesus. A terceira colocação é de Eriane de Andrade Marques, do Colégio Estadual Rui Antônio da Silva, de Turvelândia, trabalho orientado pelo professor Jeová Antônio de Oliveira.
Primeira edição
Esta foi a primeira edição do concurso, realizado por meio de parceria entre Gerência de Merenda Escolar, Faeg e Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindileite). “O apoio destes parceiros foi imprescindível para o sucesso deste projeto”, enfatiza a professora Bianka Moraes, responsável pela Gerência de Merenda Escolar.
O concurso contou com a participação de 350 unidades educacionais, jurisdicionadas as 28 subsecretarias regionais de Educação. Cada uma delas enviou duas redações, totalizando 700 alunos participantes, com o tema A importância do leite na vida.

terça-feira, outubro 15, 2013

Empresas francesas poderão investir em Goiás

O governador Marconi Perillo voltou da Europa entusiasmado com a receptividade que teve.  E também com as boas perspectivas de atrair investimentos para Goiás. Durante duas semanas, a missão goiana se reuniu com empresários na Espanha, França e Portugal.  Foi, sobretudo, na França, em Paris, que o governador encontrou empresários dispostos a atrair em nosso Estado.

“E impressionante  quanto as pessoas lá fora apreciam o que está acontecendo em Goiás”, disse Marconi. “E impressionante  quanto é forte o interesse dessas pessoas pelo nosso Estado”, completou. O governador contou que, por onde passou, encontrou pessoas que investem ou vão investir em Goiás. “Todas ficam espantadas com a velocidade do nosso desenvolvimento”, reparou Marconi. “Encontrei pessoas que estiveram aqui, em Goiás, há 15 anos atrás e que ficam pasmas quando percebem o que está acontecendo”.

Segundo Marconi, um dado que impressionou fortemente os estrangeiros é a pujança do agronegócio no Centro-Oeste, sobretudo em Goiás. O agronegócio vai exportar mais 96 bilhões de dólares este ano. Segundo estimativas atuais, o Brasil terá, este ano, pouco mais de 2 bilhões de dólares no saldo da sua balança comercial, enquanto Goiás terá um superávit de 2,5 bilhões de dólares em sua balança comercial. “Nós estamos carregando o superávit do Brasil nas costas”, festeja o governador.

A missão do governador Marconi Perillo à Europa ensejou vários entendimentos com governantes e empresários europeus, mas teve como resultado mais consistente a adoção de uma nova meta externa para o Governo de Goiás, que deverá se concretizar em parceria com o setor privado. Nas palavras do próprio governador, “Goiás vai se transformar em referência brasileira e exemplo mundial de produção, consumo e exportação de energia limpa e renovável”.

Já está programado para 18 de março de 2014 um encontro de grandes negócios dos dois grupos empresariais, voltados para formação de parcerias, novos investimentos e contratos bilaterais de comércio exterior. O grande desafio é a promoção de uma rodada de negócios cujos parceiros já se conheçam.

Foi na Espanha que o governador confessou ter formado convicção de que a vocação para a produção de energia limpa e renovável será a grande contribuição goiana para um mundo sustentável. “Tenho afirmado em toda parte que Goiás tem um céu mais limpo e isto gera indagações sobre sustentabilidade nas pessoas. Se ainda estamos estruturando nossa matriz energética limpa e já sentimos a diferença, imaginem quando desenvolvermos mais este diferencial com a implantação de novas tecnologias”, diz o governador.

Marconi visitou grandes centros produtores de energia com tecnologia de armazenamento de calor solar e se disse convencido de que este é o melhor modelo para Goiás. O novo sistema será implantado junto às usinas de etanol para a produção e exportação de energia elétrica.

Oportunidades

São inúmeras as oportunidades de negócios para o investidor europeu. Na área energética, Goiás terá como meta a produção de 10 mil Megawatts de energia renovável. O Governo do Estado quer incentivar a operação das quatro plantas de produção de biodiesel já implantadas, além de incrementar com energia solar a cogeração em 21 usinas de etanol. Será uma mudança na matriz energética, utilizando tecnologia de armazenamento de calor para tornar perene o funcionamento das turbinas do etanol – que já são movimentadas quando há safra e produção de resíduo (bagaço) da cana.

Na próxima semana o governador Marconi Perillo assinará decreto criando grupo de trabalho para promover estudos e apresentar propostas de atração de investimentos do setor de energia solar para o Estado de Goiás, envolvendo sete secretarias e duas agências governamentais. O grupo incentivará entendimentos entre do setor de etanol com empresas europeias detentoras de tecnologia para produção de energia solar.

Um novo marco regulatório do setor ambiental obrigará todas as prefeituras do País a adotar, a partir de 2014, sistemas de tratamento de resíduos sólidos. O cumprimento da nova lei é considerado um bom negócio através de parcerias entre investidores, empresas especializadas e o setor público.

O governo estadual vai transferir o serviço de coleta e tratamento de esgoto para o setor privado. A concessão do serviço nas dez maiores cidades de Goiás já teve licitação concluída, mas com tendência de grande ampliação nos próximos anos.

Goiás e Distrito Federal formaram um consórcio para realizar o planejamento, financiamento e implantação de sistemas de abastecimento de água e de coleta, tratamento e transformação de resíduos sólidos nas dez maiores cidades do Entorno do Distrito Federal, entre elas cinco em território goiano. Águas Lindas, Valparaízo, Novo Gama, Luziânia e Cidade Ocidental formam, com as cidades satélites do DF, uma população estimada em 5 milhões de pessoas.

O Governo de Goiás está buscando operadores de crédito e financeiras internacionais para contratação de financiamento de 250 milhões de dólares para investimento no setor de saneamento e transporte público. O valor faz parte do limite de endividamento do Estado aprovado pelo Tesouro Nacional, com aval da União para as garantias do financiamento. Em números globais, o Estado de Goiás está contratando cerca de R$8 bilhões em crédito para investimentos nos projetos de infraestrutura.

Negociação com franceses

Uma parceria entre o Governo de Goiás e a Confederação Comercial e Industrial francesa resultou no agendamento de duas rodadas de negociação entre empresários goianos e franceses. O objetivo é fechar negócios bilaterais para importação, exportação, formação de parcerias e concretização de novos investimentos no Estado de Goiás.

O primeiro encontro será em Paris, envolvendo empresários goianos dos setores de bioenergia, agroindústria, farmoquímica, genética animal, gastronomia e as indústrias do turismo, da moda e da produção cultural. Parceiros europeus dos mesmos setores já agendaram visitas a Goiás para sondagem visando colaboração bilateral. A segunda rodada será programada em seguida para acontecer em Goiás.

Obras para o Entorno do DF

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – e a Sudeco desenvolveram estudos de viabilidade e já concluíram, em cooperação com a empresa francesa Esgis Rail, o projeto executivo de uma linha de trem veloz entre Goiânia e Brasília, por onde trafegariam passageiros durante o dia e cargas no período noturno. O sistema será baseado em tecnologia de média velocidade (equipamentos que trafegam em velocidade média de 180 km) como forma de ser viabilizado economicamente. A decisão da obra foi tomada depois de estudos do IBGE projetarem, para o eixo Brasília – Goiânia, a evolução no sentido de se tornar o segundo maior mercado de consumo do País, com 20 milhões de pessoas. O projeto será submetido agora à Presidência da República.

O Governo de Goiás tenta parceria para implantação de transporte ferroviário de massa entre o município goiano de Luziânia e o centro da capital federal. O projeto, já em estudo pela ANTT, estima atender cerca de 250 mil pessoas que trafegam diariamente entre Luziânia e Brasília. O governador Marconi Perillo já realizou diversos encontros com o  ministro dos Transportes para viabilizar o projeto. Goiás e Distrito Federal têm igual interesse em sua concretização.

Uma obra de 1,5 bilhão de reais está prevista para estender o BRT de Brasília a Santa Maria até a cidade de Luziânia. A obra, na parte do Distrito Federal, já está em andamento e já houve liberação de recursos federais para a execução da parte goiana. A Secretaria de Transportes do DF e a Secretaria de Cidades de Goiás já iniciaram estudos técnicos para a concretização do projeto previsto para ser finalizado em cinco anos. Está concluído o projeto para extensão do metrô de superfície Norte/Sul de Brasília, que vai até Ceilândia, no Distrito Federal, até a cidade goiana de Águas Lindas. A parte da obra no Distrito Federal já está em andamento.

Empresas interessadas

ENDESA – Trata-se de um grupo empresarial de investimento, construção e operação de sistemas de transmissão de energia com forte presença nos países da América Latina, inclusive no Brasil e em Goiás. A Endesa criou uma nova subsidiária dedicada à produção e distribuição de energia renovável, coincidindo com a decisão do governo goiano de ampliar e incentivar os investimentos no setor. O grupo poderá migrar da Argentina para o Brasil a fim de escapar ao intervencionismo do governo argentino.

VEOLIA – Empresa francesa com atividade multinacional, operadora de sistemas de tratamento de água, esgotos e resíduos sólidos nos grandes centros de consumo em várias partes do mundo. No Brasil, atende a Petrobrás no tratamento de resíduos.

ABENGOA – Grupo espanhol com forte atuação no mercado latino-americano e asiático, especializado em produção e transmissão de energia, com avançada tecnologia em geração de energia elétrica com base no armazenamento do calor solar.  O grupo já está em negociação com as usinas de produção de etanol em Goiás, onde pretende instalar o primeiro projeto de geradores solares.

HIDROPLUZ – Subsidiária do grupo Vinci, formado pela união de franceses e suecos, especializada em saneamento público e construção de obras de saneamento. Foi programado um encontro da empresa com a Saneago e com a Secretaria de Agricultura de Goiás, com o propósito de ampliar projetos nos setores de abastecimento das cidades e irrigação de áreas áridas.

BBVA – Grupo financeiro com 150 anos de mercado, presente em 35 países, com 50 milhões de clientes, 120 mil empregados e receita de 50 bilhões de euros. O BBVA é sócio em 5% do Bradesco e tem investido no setor elétrico brasileiro, inclusive em Goiás. A organização opera em um mercado deprimido na Europa e, por isto, enxerga na América Latina o melhor ambiente do momento para novos negócios.

RATP – A RATP começou sua atuação com a implantação da linha 1 do metrô de Paris e hoje atende a 12 milhões de passageiros por dia. É o quinto operador mundial de sistemas de mobilidade. No Brasil opera a linha 4 de São Paulo e o projeto de Porto Maravilha, com linhas de VLT. Foi responsável pela implantação do primeiro metrô automático (sem operadores) na cidade de São Paulo.

IBERDROLA – Empresa especializada em produção de energia eólica e solar, com grandes investimentos no Brasil no setor de transmissão de energia elétrica.  A empresa está interessada em investir nos sistemas de transmissão de energia em Goiás, já que trabalha com 5% de queda na demanda por energia elétrica na Europa, ao mesmo tempo em que, em Goiás, apresenta um crescimento inverso (5% de aumento) na demanda por energia industrial.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/empresas-francesas-poderao-investir-em-goias/

segunda-feira, outubro 14, 2013

Já são 530 quilômetros de novas rodovias construídas

O Programa Rodovida Construção atingiu a marca de 530 quilômetros de rodovias construídas e pavimentadas em Goiás, desde a sua criação, em 2011. O programa, que tem como objetivo construir e duplicar novas rodovias e concluir segmentos iniciados em gestões anteriores, já entregou à população 12 trechos e, atualmente, está com obras em andamento em 45 trechos.
Obras em todas as regiões do Estado
Entre os obras concluídas, está a duplicação e iluminação do trecho da GO-070 que liga Goiânia a Inhumas. A finalização da obra garante mais fluidez ao trânsito e maior segurança aos usuários, devido à iluminação noturna. Outra obra entregue é a construção da GO-469, entre Abadia de Goiás e Trindade, que recebeu 12,28 quilômetros pavimentados, além de uma via especial para ciclistas e romeiros do Divino Pai Eterno, que todos os anos vão a Trindade.
Atualmente, a Agetop prossegue a duplicação da GO-070. Desta vez, no trecho Inhumas-Itauçu, que já possui 43% dos trabalhos concluídos, e entre Itauçu e Itaberaí, com 10 % das obras finalizadas. A agência dá andamento à duplicação da GO-020, no trecho Goiânia-Bela Vista, finalizando o segmento entre a BR-153 e o autódromo, assim como prossegue as obras da GO-403, entre Goiânia-Senador Canedo.
Das obras em andamento, está em fase de conclusão a GO-333, no trecho Rio Verde-Paraúna. Mais 90% dos 93,2 quilômetros de extensão já estão concluídos. Esta rodovia será mais uma rota que permitirá o escoamento da produção de grãos da Região Sudoeste do Estado, referência nacional no agronegócio. Outra rodovia que está sendo finalizada é a GO-206, trecho Chapadão do Céu- Itumirim. Via que possibilitará ligar Chapadão do Céu às demais cidades do Estado, com conclusão programada para esse ano. O Rodovida Construção possui investimento de R$ 1,5 bilhão e é o maior programa de pavimentação já realizado na malha rodoviária do Estado.

quarta-feira, outubro 09, 2013

Potencial goiano impressiona empresários espanhóis

Empresários e representantes de investidores europeus compareceram ao seminário sobre oportunidades de investimentos em Goiás, liderado pelo governador Marconi Perillo em Madri, nesta quarta-feira, dia 9, último dia da missão goiana à Espanha. Acostumados com números negativos da crise europeia, muitos deles se manifestaram impressionados com os dados sobre a produção e o crescimento do Estado de Goiás – sempre acima da média brasileira.

Com a participação de membros da Embaixada brasileira em Madri, da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e do Instituto Europeu de Comércio Externo, o seminário mostrou detalhes sobre os setores de maior potencial de investimentos em Goiás, como a produção de etanol, transformação de alimentos, mineração e obras de infraestrutura.

Elogiado pelo embaixador brasileiro na Espanha, Paulo Cézar de Oliveira, o governador de Goiás foi apresentado como comandante de uma transformação que lidera o Centro-Oeste e contribui para os índices nacionais de crescimento de forma consistente. Goiás já teve um superávit de mais de 2 bilhões de dólares na Balança Comercial até setembro deste ano. “É um dos mais arrojados gestores públicos que o Brasil dispõe”, disse o embaixador.

O evento despertou o interesse do jornal Expansion, especializado em temas da economia europeia, que anunciou a publicação de um caderno especial sobre Goiás, o que gerou interesse imediato da Endesa – empresa espanhola com largos investimentos em energia elétrica na América Latina, inclusive em Goiás.

A participação do governador Marconi, do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldi, e do presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçucar, André Rocha, no seminário gerou muito interesse quanto à opção por produção de energia limpa e renovável. Marconi afirmou que esta será uma marca de Goiás: “Com o início das plantas de energia solar junto à cogeração das usinas de álcool, a abundância de energia hidráulica e a produção de biodiesel, Goiás será referência inquestionável em crescimento sustentável baseado em energia limpa.”

O diretor do IE Business School, Antônio Montes, destacou que os europeus “direcionam claramente seus investimentos para projetos que tenham sustentabilidade e qualidade ambiental”. O atrativo goiano também foi elogiado pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha – José Gasset. Para ele, os números de Goiás impressionam e, certamente, farão diferença na escolha do mercado europeu por novas opções de investimentos”.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/potencial-goiano-impressiona-empresarios-espanhois/

NOTA DE FALECIMENTO


terça-feira, outubro 08, 2013

Marconi busca em Madri financiamentos para projetos em infraestrutura

Em busca de novos investimentos, a missão do Governo de Goiás na Europa visitou nesta terça-feira, dia 8, o Banco BBVA – empresa com 150 anos, presente em 35 países, com 120 mil empregados, carteira de 50 milhões de clientes e receita de 50 bilhões de euros. Marconi Perillo conversou, em especial, sobre dois temas: a possibilidade de financiamento de projetos de investimento em infraestrutura, de R$ 500 milhões, e de alongamento das dívidas externas do Estado de Goiás, com volume de R$ 1,8 bilhão. O governador conta com aval prévio e garantia da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil, o que abre caminho anteriormente restrito para financiamentos externos.

O BBVA é sócio de 5% do Bradesco e tem investido no setor elétrico brasileiro, inclusive em Goiás. O Banco aposta na globalização, e tem aumentado as parcerias na América Latina. O BBVA enfatiza o que considera seu grande trunfo: esteve longe dos escândalos que atingiram as instituições financeiras europeias no início da recente crise mundial. Segundo o diretor de Relacionamento do banco, Alejandro Moreno Alonso, o BBVA foi o único grande agente financeiro no continente que não se envolveu em escândalos.

De acordo com Moreno Alonso, na Europa a organização trabalha com um mercado em crise, mas enxerga na América Latina um melhor ambiente para novos negócios, especialmente nas áreas de exportação, saneamento básico, construção de hospitais e pontes.

Hoje, o Estado de Goiás soma cerca de R$ 8 bilhões em operações de crédito, incluindo um lastro ainda em aberto para contratação de 250 milhões de dólares. Quanto ao alongamento das dívidas, Goiás espera ampliar os prazos e estabelecer carência para a retomada dos investimentos externos para R$ 1,8 bilhão.

O governador explica que a opção do Governo de Goiás de buscar novas fontes de financiamento externo deu-se em função de que o Estado elevou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB). Desse modo, Goiás deixou de atender as condições para financiamentos de instituições como Banco Mundial e Banco Interamericano, que priorizam investimentos em países e regiões com perfis de menor estágio de desenvolvimento.

O encontro serviu para a definição de uma agenda de trabalho entre representantes do Estado de Goiás e técnicos do BBVA, responsáveis por financiamentos para a América Latina. Os técnicos do banco se interessaram pelos números apresentados pelo governador, como a produção de 10 mil MW de energia limpa em Goiás, e foram informados de futuras plantas de biodiesel em Goianésia – acertadas no início da semana com a empresa espanhola Abengoa, para a implantação de sistemas de produção de energia solar.

Perillo esteve ainda, no início da manhã, na sede da Iberdrola, empresa especializada em produção de energia eólica que já atua no Brasil no setor de transmissão de energia elétrica. O governador apresentou dados sobre investimentos públicos e privados em Goiás, como forma de abrir caminho para novos negócios do grupo no Estado.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-busca-em-madri-financiamentos-para-projetos-em-infraestrutura/