quarta-feira, julho 17, 2013

OVG realiza ações no Governo Junto de Você em Anápolis

A população de Anápolis vai contar com ações sociais da Organização das Voluntárias de Goiás durante a 10ª edição do Governo Junto de Você, que será aberta às 9 horas desta quinta-feira, dia 18, com a presença do governador Marconi Perillo e do coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves.

Até domingo, dia 21, os moradores da cidade e região terão acesso a mais de 50 tipos de serviços oferecidos pelo Governo Estadual e instituições parceiras do programa. O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, no pátio do Ginásio Internacional, na Avenida Brasil com a Barão do Rio Branco, Bairro Jundiaí.

Durante os quatro dias do programa, a equipe da OVG receberá solicitações de benefícios, além de atender pedidos feitos anteriormente. Serão entregues cadeiras de rodas dos tipos padrão e higiênica, enxovais para bebês, fraldas descartáveis, muletas e bengalas. Para solicitação de benefícios é necessário apresentar cópia da identidade e do comprovante de endereço e atestado médico (original).

No caso dos enxovais para bebês, são exigidas as cópias da identidade e do comprovante de endereço e o cartão da gestante. Já para o recebimento de leites especiais é preciso apresentar cópia do comprovante de endereço e da certidão de nascimento da criança e a prescrição médica (original). O ônibus odontológico da OVG estará no local do evento para atendimento aos moradores.

No sábado, dia 20, a partir das 10 horas, pessoas interessadas poderão participar de uma palestra para capacitação de voluntários, promovida pelo Centro Goiano de Voluntários, unidade da OVG, na sala 2. A capacitação será aberta também a instituições interessadas em receber pessoas preparadas para atuar nessa área.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/ovg-realiza-acoes-no-governo-junto-de-voce-em-anapolis/

sexta-feira, julho 12, 2013

Saúde alerta para cuidados com a baixa umidade relativa do ar

A Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, vinculada à Secretaria da Saúde, iniciou em maio um trabalho de monitoramento da umidade relativa do ar em Goiás. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados com a saúde em condições de baixa umidade relativa do ar.

Confira os principais cuidados a serem tomados:
Entre 20 a 30% – Estado de Atenção – evitar exercícios físicos ao ar livre das 11 às 15 horas;
Umidificar o ambiente com vaporizadores de ambiente ou toalhas molhadas. Consumir água potável, mesmo sem estar com sede.

Entre 12 a 20% – Estado de Alerta – Manter as recomendações anteriores e evitar exercícios físicos ao ar livre das 10 às 16 horas; evitar aglomerações e lugares abafados; utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de Emergência – Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo e entrega de correspondências; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas e cinemas; manter a umidade de ambientes internos, principalmente o quarto de crianças e os leitos de hospitais.


Parametrização dará mais segurança ao pagamento da folha estadual

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) deu início ao processo de auditoria e parametrização da folha de pagamento dos servidores públicos do Estado de Goiás (efetivos e comissionados). O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, destaca que “o objetivo da parametrização é colocar toda a legislação que cada categoria tem num sistema e a partir daí, nada que não esteja com a legislação  vai entrar na folha. Nós estamos fazendo uma auditoria, que deve ser feita de tempo em tempo, para termos maior segurança no processo de pagamento”. A empresa tem a missão de apontar soluções para melhoria da produtividade e racionalização dos gastos do Governo de Goiás com pessoal.
A Deloitte é uma das mais renomadas empresas de consultoria do mundo. Outras quatro grandes empresas da área participaram da licitação, que foi feita na modalidade Concorrência do tipo Técnica e Preço. O contrato, no valor de R$ 9.801.673,00, prevê 15 meses de execução. Renato Barreto, gerente da Deloitte para a área de Governo e Setor Público, explica que o trabalho consistirá em três etapas: identificar oportunidades de redução e otimização dos custos empregados com pessoal; auditoria da folha; e a especificação e acompanhamento da implementação das manutenções corretivas e evolutivas do Sistema RH-Net.
Segundo o secretário Giuseppe Vecci, a experiência foi executada com sucesso no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Alagoas. Nestes governos a economia foi substancial. “Nós não podemos falar em percentual de redução da folha. Se estivesse tudo 100%, a redução seria zero. Neste primeiro momento, como nós temos uma folha muito grande, quanto maior for o percentual, melhor para o Estado”, afirma Vecci.

quinta-feira, julho 11, 2013

Rede de servidores do Ipasgo passa por manutenção

A Gerência de Planejamento e Sistema de Informação do Ipasgo comunica que será feita uma manutenção em importantes servidores do Instituto a partir das 19 horas desta sexta-feira, dia 12, quando poderão ocorrer indisponibilidades de alguns serviços. A previsão dos técnicos é de que a rede volte a funcionar normalmente após as 22 horas. Esta manutenção visa melhorar os serviços prestados pelo órgão.



Goiás adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Goiás aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O termo enviado à Secretaria da Agricultura estabelece a formulação de políticas e planos de segurança alimentar com estímulo à integração de esforços entre o governo e a sociedade civil, na busca por soluções voltadas à alimentação adequada.

Promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação, além de assegurar a realização do direito humano à alimentação saudável são outras prerrogativas. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, assinou o documento, que elenca, como obrigações do Estado, assegurar que a Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional tenha atribuições similares à Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O Estado tem, ainda, a incumbência de apoiar o funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com formato e atribuições similares às do Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Agora, cabe também elaborar, implementar, monitorar e avaliar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no prazo de um ano, com base no decreto nº 7.272, de 2010, e também nas diretrizes da Conferência e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.



Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas começa em Cristalina

A 9ª edição da Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina (Fecris) será aberta oficialmente às 14 horas desta quinta-feira, dia 11. O evento segue até domingo, dia 14, no Espaço de Eventos Sônia Festas, Rodovia BR – 040 Km 95, ao lado do Posto JK, das 9 às 21 horas. Promovida desde 2004 pela Associação dos Artesãos de Cristalina, que congrega cerca de 70 artesãos, a feira é voltado para a comercialização dos produtos criados pelos artesãos e joalheiros locais.
Nesta nona edição, 30 expositores, entre artesãos, ourives, lapidários e empresários do município integrantes do projeto para consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) de minerais e cristais, apresentam seus trabalhos no evento. Os produtos expostos na feira são joias, gemas, artesanato mineral, peças decorativas e artesanato em geral. A organização do evento espera um público aproximado de dez mil pessoas e um volume de negócios gerados 20% superior em relação à oitava edição.
Localizada a 131 km de Brasília e 281 km de Goiânia, Cristalina tem a maior reserva de cristal de rocha do mundo e é o maior centro de comercialização de pedras do Brasil. A cidade tem na capital federal o seu principal público consumidor. A Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina tem apoio da Prefeitura de Cristalina, Governo de Goiás, Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Funmineral, Sebrae, Senai, IBGM, Rede APL Mineral, entre outros parceiros.

Polícia faz a maior apreensão de maconha da história de Goiás

Policiais Civis de Rio Verde apreenderam 4,160 toneladas de maconha na noite desta terça-feira, dia 9. Essa foi a maior apreensão desse tipo de entorpecente registrada em Goiás em toda sua história. A Polícia Civil tenta agora prender os traficantes que, após a abordagem, fugiram. Eles se embrenharam em um matagal, onde os policiais (civis, militares e rodoviários federais) fazem o cerco desde a madrugada na tentativa de capturá-los.  A droga será trazida para Goiânia.
As investigações foram iniciadas há dois meses. A droga estava sendo transportada em uma caminhonete F4000 de Campo Grande. Segundo as investigações preliminares, o material seria distribuído em grandes centros como Goiânia, Distrito Federal e São Paulo. O veículo, em que a maconha estava, foi interceptado por policiais civis quando saiu da BR-060, a 15 quilômetros de Rio Verde, e entrou em uma estrada de terra para desviar de um posto da Polícia Rodoviária Federal.
Policiais civis, que sabiam da possibilidade do entorpecente passar por aquele local, estrategicamente montaram uma blitz na estrada de terra. No momento em que a caminhonete foi interceptada, o motorista jogou o veículo sobre uma viatura da polícia civil e em seguida entrou em milharal.
Segundo o Delegado Regional de Rio Verde, Danilo Fabiano Carvalho, em alguns tabletes que foram apreendidos haviam códigos de barra que, possivelmente, serviriam para identificar a origem e a pureza do entorpecente. A Polícia Civil prossegue com as investigações para descobrir as pessoas envolvidas com o tráfico e responsabilizá-las criminalmente.

terça-feira, julho 09, 2013

Segurança Pública apresenta primeiros índices das Áreas Integradas

O Governo de Goiás inovou ao implantar as Áreas Integradas de Segurança na capital, Goiânia. A medida visa aglutinar as forças policiais compostas pelas polícias Militar e Civil, trabalhando conjuntamente para combater a criminalidade em regiões pré-definidas.

A capital foi dividida em sete Áreas Integradas de Segurança, sendo as seguintes: Central, Noroeste, Norte, Sudoeste, Oeste, Sul e Leste. Desde maio de 2013, a Segurança Pública goiana tem trabalhado, em um primeiro momento, no mapeamento do perfil criminal de cada região. Com base no levantamento, as forças policiais têm traçado metas a serem atingidas tendo em vista a redução de tais índices de criminalidade.

Na tarde desta terça-feira, dia 9, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, coordenou uma reunião geral com os oficiais e comandantes de áreas integradas para traçar as novas metas a serem perseguidas no próximo trimestre.

Durante a reunião, foram apresentados os primeiros índices alcançados neste primeiro trimestre de 2013. “As metas a serem perseguidas são relativas prioritariamente à redução de homicídio e roubo de veículos. Está sendo apresentado hoje um plano de ação integrada que nos permitirá alcançar tais metas. Para isso, estamos traçando ações específicas para combater a criminalidade em cada uma das áreas definidas”, declarou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

A Região Noroeste, considerada uma das maiores em índices de homicídio, conseguiu reduzir em 20% a ocorrência do crime nos primeiros três meses do ano. Conforme explica o comandante do 13º Batalhão da PM, tenente coronel Luiz Antônio Raiza, fazem parte da Região Noroeste da capital 178 bairros. No bimestre maio e junho foram reduzidos 12% o furto de veículos e 44% o tráfico de drogas. As polícias envolvidas no trabalho conjunto das áreas integradas realizaram 1.489 abordagens; 1.785 visitas comunitárias, recuperou 92 veículos e recapturou 38 foragidos da Justiça. “A meta deste primeiro trimestre era reduzir o crime de homicídio. Houve mês em que superamos a meta, mas no cômputo geral, atingimos os 20% de redução previstos”, afirmou o comandante.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/seguranca-publica-apresenta-primeiros-indices-das-areas-integradas/

Governador inaugura Vapt Vupt Mangalô nesta 4ª-feira

A população da região Noroeste de Goiânia recebe oficialmente uma nova unidade do Vapt Vupt nesta quarta-feira (10/07). O governador Marconi Perillo e o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, inauguram nesta data, às 11 horas, o Vapt Vupt Mangalô no shopping de mesmo nome.

A nova unidade do Vapt Vupt tem área total de 750 metros quadrados e conta com 120 servidores, entre funcionários estaduais, municipais e terceirizados. O horário de funcionamento é das 7h às 19h de segunda à sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados. A unidade está apta a realizar até 3.500 atendimentos por dia.

São 15 diferentes tipos de serviços prestados ao cidadão no novo Vapt Vupt instalado na capital. Entre os órgãos que prestam serviços na unidade estão o Banco do Povo, Detran, Procon, Saneago, Celg, Sefaz, Juceg, Ipasgo e Multifuncional. O endereço do shopping Mangalô, onde funciona o Vapt Vupt Mangalô, é Rua Sírios, Quadra 16/156, Lote 01, no Setor Morada do Sol.

De acordo com o secretário Giuseppe Vecci, a meta do Governo é levar o serviço de pronto atendimento aos cidadãos a diversas cidades goianas até dezembro de 2014. “O propósito do Vapt Vupt é atender o ser humano, facilitar a vida do cidadão. Pelo esforço em busca da excelência nesse tipo de atendimento, o Vapt Vupt conta com alto índice de aprovação por parte da população, que chega perto de 100%”, afirma.

segunda-feira, julho 08, 2013

OVG oferece mais de 1,3 mil vagas em cursos de capacitação

As Oficinas Educacionais Comunitárias (OECs) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) oferecem mais de 1.300 vagas para novos alunos dos cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos nas unidades. A novidade é que serão realizados a partir de agosto cursos também no período noturno.

As OECs abriram  315 vagas somente nos cursos noturnos, que serão ofertados pela OVG em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. As aulas terão início no próximo dia 29, segunda-feira, para a maioria dos cursos.

A OEC Cândida de Morais dispõe de 400 vagas distribuídas nos três turnos para cursos de Arte Culinária, Informática, Modelagem, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Corte e Costura e Inglês Básico.

Na OEC Novo Mundo são oferecidas 565 vagas nos cursos de Modelagem, Manicure e Pedicure, Corte e Costura, Informática, Cabeleireiro, Panificação, Auxiliar Administrativo e Design de Moda, esses dois últimos realizados em parceria com o Pronatec, com a previsão de começar as atividades em agosto.

A OEC Norte Ferroviário conta com 359 vagas em Estética e Beleza (que inclui treinamento em Cabeleireiro e Manicure e Pedicure), Modelagem, Arte Culinária, Corte e Costura e Informática. Os alunos matriculados à noite terão direito à ajuda de custo de R$ 3  por hora/aula, pago pelo Pronatec. Para receber o dinheiro, o estudante deve  abrir uma conta na Caixa Econômica Federal. As inscrições são feitas nas  unidades da OVG.


quinta-feira, julho 04, 2013

Vacinação do rebanho contra aftosa registra marca significativa

O índice vacinal do rebanho de bovinos e bubalinos em Goiás durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa foi de 99,21%. A etapa promovida de 1º a 31 de maio praticamente repetiu o mesmo percentual do ano passado. O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antenor Nogueira, aposta numa marca próxima a 100% nos próximos dias, visto que a fiscalização nas propriedades ainda continua. “Esperávamos esta meta, já que no ano passado foi um recorde e, praticamente repetir o percentual foi um grande avanço”, destaca o gerente de Sanidade Animal, Antonio do Amaral Leal. Entre as 18 regionais da Agrodefesa, a Rio Corumbá, sediada em Catalão, alcançou o maior percentual de vacinação, com 99,80%, e a Rio das Antas, com sede em Anápolis, o menor índice, 97,91%.

De um rebanho de 21 milhões, 423 mil e 546 cabeças, foram imunizadas contra a doença 20 milhões, 922 mil e 166 cabeças. “É importante ressaltar que nesse montante de 21 milhões ainda estão os animais reservados, aqueles não precisam ser vacinados porque foram declarados para abate pelo produtor dentro de um prazo de 60 dias após o fim da campanha”, esclarece o gerente. No entanto, quem não abater no prazo definido, ou seja, até 30 de julho, deve realizar a vacinação assistida por fiscal da Agrodefesa em todos os animais da mesma faixa etária e sexo existentes na propriedade.

“Quem realizar a vacinação sem a presença de servidor da Agrodefesa, fora da etapa, conforme legislação, o procedimento será considerado inválido. Caso o produtor opte por não abater os animais dentro dos 60 dias após o término da etapa, o mesmo deve procurar o escritório da Agrodefesa onde se localiza a propriedade, agendar a vacinação com o servidor, solicitar a autorização para compra de vacina no respectivo escritório e providenciar a compra em revenda autorizada. Este procedimento sem a autuação por não vacinação, em R$ 7,00/cabeça, só é possível dentro do prazo de 60 dias e disponível somente para aqueles produtores com bovinos e bubalinos reservados”, acrescenta Antonio Leal.

Para verificar essa e outras situações, como as propriedades que não constam do cadastro de vacinação contra a febre aftosa ou deixaram de vacinar seu rebanho, fiscais estaduais agropecuários de todas as unidades operacionais locais estão a campo promovendo um ‘arrastão’, que teve início assim que findou o prazo legal de imunização, que é de cinco dias após realizado o procedimento. “Fora da etapa é obrigatório o acompanhamento das vacinações pelo Serviço Veterinário Oficial”, acrescenta.
Até agora, o número de propriedades com vacinação assistida, ou seja, toda a vacinação do rebanho acompanhada pela Agrodefesa, é de 1.918 propriedades rurais em todo o Estado. “Todas as propriedades inadimplentes só podem movimentar animais para entrada ou saída após a regularização da situação sanitária, a partir da vacinação assistida pela Agrodefesa”, reforçou Antenor Nogueira. A pequena parcela de produtores inadimplentes pode melhorar ainda mais a cobertura vacinal do rebanho goiano, deixando o índice mais perto dos 100%.

Para a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa marcada para o mês de novembro, a Agrodefesa já solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a redução da faixa etária do rebanho de 24 para 12 meses, porém, ainda aguarda parecer do órgão de defesa sanitária. “Estamos trabalhando diuturnamente para que alcancemos mais essa vitória para o Estado e, dessa forma, possamos ficar cada vez mais perto da certificação do Estado como zona livre da febre aftosa sem vacinação”, finalizou o presidente da Agrodefesa.


Joaquim de Castro concede coletiva sobre Passe Livre Estudantil

O secretário de Articulação Institucional, Joaquim de Castro, concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 4, às 16 horas, para explicar detalhes da criação do Consórcio Estadual para a Juventude para executar totalmente ou em conjunto as ações referentes à implantação do Programa Passe Livre Estudantil. Para discutir o assunto foi realizada nesta quarta-feira, dia 3, uma primeira reunião entre o Governo de Goiás e prefeitos ou representantes da Região Metropolitana de Goiânia. A coletiva será no gabinete do secretário, no 6º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/joaquim-de-castro-concede-coletiva-sobre-passe-livre-estudantil/

Mineradora vai investir mais de 1 bilhão de dólares em Goiás

Foto: Wagnas Cabral
O presidente global da mineradora Anglo American, Mark Cutifani, garantiu ao governador Marconi Perillo, durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 3, em Brasília, que a holdind iniciará imediatamente o investimento de US$ 350 milhões para aumentar a produção de nióbio e mais de US$ 1 bilhão, a partir do segundo semestre de 2014, para dobrar a produção de fosfato em Catalão. Para Marconi, esse investimento de mais de US$ 1,35 bilhão em Catalão será importante para a geração de mais emprego em Goiás, área, inclusive, em que o Estado tem se destacado nacionalmente nos últimos anos.
No encontro, o governador solicitou ainda mais investimentos da Anglo American em Barro Alto e Niquelândia para aumentar a produção de níquel e de ferroníquel e pediu também o aumento dos investimentos sociais, educacionais e culturais da empresa nas cidades goianas onde a mineradora atua.
No final de 2011, a Anglo American inaugurou a segunda planta industrial de Barro Alto, o primeiro dos quatro grandes projetos que a empresa planejava na época para o crescimento estratégico da mineradora no País. Nessa planta, a empresa investiu US$ 1,9 bilhão. Em plena capacidade, a mineradora produziu 41 mil toneladas por ano de níquel nos primeiros anos de operação. Esse projeto contribui para a meta de aumento de 50% no volume de crescimento da Anglo American até 2015.

quarta-feira, julho 03, 2013

Fica terá sede permanente em Goiás

O governador Marconi Perillo entregou à população da cidade de Goiás, nesta terça-feira, dia 2, durante a solenidade de abertura do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2013, a sede permanente do Fica no município.  A sede vai funcionar, junto com a Juceg, na antiga e primeira sede do jornal  O  Popular na cidade. A casa terá uma ampla sala de cinema e biblioteca, que irá abrigar o histórico de todas as edições do festival já realizadas.


“Esta é uma promessa do governador Marconi Perillo desde 2011, é uma sede maravilhosa; esta é mais uma medida no sentido da perenização do nosso festival”, avalia o secretário da Cultura de Goiás, Gilvane Felipe.


Goiás Turismo participa do Fica 2013

A cidade de Goiás sedia até o próximo domingo, dia 7, a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O evento, realizado pela Secult Goiás em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental (Idesa), leva à cidade um grande número de turistas, inclusive vindos do exterior. Com o objetivo de aproveitar esse fluxo para divulgar as potencialidades turísticas do município, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial, bem como de outras cidades goianas, foi firmada parceria entre a Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) e a Secretaria Municipal de Turismo da cidade de Goiás.
Os destinos turísticos do Estado estão sendo divulgados em dois pontos da cidade, com distribuição de material promocional. Um deles é o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em frente ao Teatro São Joaquim. O outro é o trailer para informações turísticas da Goiás Turismo, estacionado em frente ao Chafariz. Segundo o diretor de Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo, Luiz Stival, é papel da agência apoiar eventos que estimulam o turismo no Estado. “O Fica é muito importante para a cidade e para Goiás. A Goiás Turismo vem apoiando vários eventos pelo Estado, e não poderia ficar de fora desse acontecimento. Vamos divulgar nossas ações e as potencialidades turísticas goianas para os visitantes do festival”, afirma o diretor, que participou da abertura do Fica 2013, na noite desta terça-feira, dia 2, no Palácio Conde dos Arcos.
O Fica
A programação do 15º Fica traz quatro mostras de cinema (Mostra Competitiva, ABD Cine Goiás, Paralela e Fica Animado), Fórum Ambiental, Fica na Comunidade, Empório Sebrae e apresentações musicais com artistas goianos e nacionais. O evento vai contar com a participação dos diretores de cinema Fernando Meirelles e Kleber Mendonça, shows de Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Sá e Guarabyra e Quasar Cia de Dança.
A edição deste ano faz uma homenagem à poetisa vilaboense Cora Coralina. Com vasto conteúdo poético, rico em detalhes do cotidiano do interior, em particular dos becos e ruas históricas da cidade de Goiás, Cora fez com que sua poesia atingisse alto nível de qualidade literária no Centro-Oeste brasileiro. Para os moradores da cidade de Goiás e entorno, o Fica 2013 começou no dia 26 de maio, com a programação do Fica na Comunidade. Mais de 150 alunos de escolas locais participaram das oficinas de animação com Maurício Squarize e Wilson Lazaretti, do Núcleo de Animações de Campinas. Foram produzidos 12 curtas-metragens que serão exibidos na programação do evento, na mostra infantil Fica Animado.
Segundo Rodrigo Santana, um dos coordenadores do festival, o projeto consolidou a participação da cidade de Goiás no evento. O escritório local do Fica realiza atividades durante o ano todo, como mostras de cinema nos bairros da cidade, zona rural e assentamentos. Após o Fica, o Teatro São Joaquim vai receber mostras de cinema infantis e para o público em geral.