sexta-feira, janeiro 18, 2013

Central de Medicamentos está com estoque completo

Com a chegada do medicamento deferiprona 500mg (indicado para tratamento de pacientes com excesso de ferro), a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa está com o estoque 100% abastecido. Isso significa que todas as 134 apresentações farmacêuticas distribuídas pela unidade estão disponíveis à população.

Usuários do SUS com doenças de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e Epilepsia, entre outras, são beneficiados com os medicamentos da CMAC. No total, 32 mil pacientes estão aptos a retirar os remédios no Juarez Barbosa.
 
 

Gustav Ritter abre inscrições nesta segunda-feira (21)

Interessados em fazer aulas de música, dança e teatro no Centro Cultural Gustav Ritter devem ficar atentos ao calendário de 2013. As inscrições acontecem de 21 a 25 de janeiro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18 horas, na sede do Centro Cultural, que fica atrás da Igreja Matriz de Campinas, em Goiânia.
 
Para ingresso nas atividades artísticas, o interessado deve se submeter a teste de aptidão entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro. Para os testes são necessários comprovante de inscrição e o pagamento de taxa de R$ 10. O resultado deve sair no dia 7 de fevereiro. A taxa de matrícula custa R$ 30 e a mensalidade R$ 15. As aulas estão previstas para começar no dia 25 de fevereiro.
 
 

Artesanato goiano participa da 18ª Fiart

O artesanato goiano será exibido na Feira Internacional de Artesanato que começa nesta sexta-feira (18) em Natal, no Rio Grande do Norte.
 
A 18ª Fiart vai até o próximo dia 27, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. De acordo com a organização da feira, são 385 estandes, inclusive de 15 outros países, para um público esperado de 70 mil visitantes, que deve movimentar R$ 5,7 milhões. A Casa do Artesanato da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás vai expor e vender produtos na Fiart.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 18-01-13.

Controladoria Geral registrou mais de 16 mil processos em 2012

A Controladoria Geral do Estado apresentou no ano de 2012 resultado positivo, com registro de mais de 16 mil processos apenas em sua área de controle interno. A Ouvidoria Geral também fechou 2012 com números expressivos: 8.051 manifestações da população, com média de 671 demandas por mês. O governo estadual alcançou alto índice de resolutibilidade em relação ao atendimento dos pedidos, oferecendo as respostas no prazo médio de 15 dias, enquanto a LAI estabelece 20 dias, prorrogáveis por mais dez.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Procon verifica variação de quase 180% em mensalidades escolares

Com o objetivo de analisar possíveis abusos nos reajustes aplicados, bem como a existência de cláusulas abusivas nos contratos de escolas particulares para o ano letivo de 2013, o Procon Goiás acaba de divulgar um levantamento realizado em 20 estabelecimentos de ensino da rede privada. Em relação à cobrança no valor das mensalidades para o Ensino Médio, foi verificada uma variação de quase 180%, com variação de R$ 440,00 e R$ 1.230,00. Com relação aos reajustes cobrados nas mensalidades, a maior variação média encontrada entre as instituições pesquisadas foi de 10,06%, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
 
Variação de quase 180%
Para quem vai cursar o 1º e 2º ano do Ensino Médio, os preços da mensalidade podem variar, segundo o Procon, entre R$ 440,00 e R$ 1.230,00, variação de 179,55%. Já para o 3º ano do Ensino Médio, a variação encontrada foi de 173,27%, com preços entre R$ 498,41 a R$ 1.362,00.
 
Para a primeira fase do Ensino Fundamental, compreendido entre o 1º ao 5º ano, os preços podem variar entre R$ 336,00 e R$ 710,35, variação de 111,42%. Já para a segunda fase, do 6º ao 9º ano, a variação foi de 129,48%, com preços oscilando entre R$ 380,00 e R$ 872,00.
 
Reajustes
Neste ano, de acordo com análises do órgão, os reajustes médios, considerando todos os estabelecimentos analisados (20 ao todo), foram de 9,71% para o 1º ano do Ensino Médio (com variação entre 5,88% e 20,00%), para o 2º ano o reajuste médio foi de 9,79% (com variação entre 5,88% e 20,00%) e para o 3º ano do Ensino Médio, o reajuste médio foi de 9,88% (com variação entre 5,26% e 20,00%).
 
Com relação ao Ensino Fundamental, o reajuste médio da primeira fase, do 1º ao 5º ano, foi de 10,00% (variando entre 7,86% e 13,83%) e para a segunda fase, do 6º ao 9º ano, o reajuste médio foi de 10,06% (variando entre 7,46% e 14,14%).
 
Abuso na lista de material escolar
Das 20 escolas que tiveram a lista de material escolar analisada pelo Procon Goiás, sete indicavam marca do produto, e em duas delas foi verificada  a solicitação de materiais para uso coletivo da escola, como por exemplo, caneta utilizada para retroprojetor.
 
O Procon esclarece que todo material que é de uso individual do aluno e que vai influenciar diretamente no processo didático pedagógico, a solicitação é perfeitamente aceitável. Já no caso do material de uso coletivo, como, por exemplo, papel A4, papel higiênico, copos descartáveis, materiais de consumo, material de limpeza, entre outros, trata-se de produtos que já estão embutidos no custo da mensalidade cobrada pela escola, e ao exigir a compra desses produtos, a escola está onerando excessivamente o consumidor.
 
O Procon ressalta ainda que a escola não poderá indicar nem a marca nem o local onde deverá ser efetuada a compra,  poderá apenas sugerir algum estabelecimento, que esteja concedendo algum tipo de vantagem para aquele grupo de clientes, de determinada unidade de ensino. E que ainda assim, é interessante fazer uma pesquisa prévia dos preços e avaliar se o desconto é real.
 
 

Polícia pretende criar Delegacia de Combate ao Crime Organizado em Goiás

A Polícia Civil tem projeto em andamento para transformar o atual Grupo de Repressão ao Crime Organizado em Delegacia de Combate ao Crime Organizado. De acordo com o novo delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, a intenção é ampliar a estrutura já existente, além do efetivo que conta hoje com dois delegados.
 
Também faz parte do projeto um laboratório específico para combater a lavagem de dinheiro. Os investigadores vão poder rastrear atividades financeiras das quadrilhas, em parceria com forças de segurança de outros estados. O delegado-geral explica que não basta prender os criminosos, é preciso que eles sejam descapitalizados para que realmente sejam desarticulados.
 
 

Secretaria da Saúde convoca 40 municípios com maior incidência de dengue

A Secretaria da Saúde convocou prefeitos e secretários municipais de 40 municípios goianos, os quais apresentam quadro de alto e médio risco de ocorrência de epidemia, para uma reunião nesta sexta-feira (18) em Goiânia. O encontro será conduzido pelo secretário da Saúde, Antônio Faleiros, a partir das 8h30, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, localizado na rua 26, no Bairro Santo Antônio.
 
A secretaria preparou material demonstrativo do perfil de cada município. Durante o encontro serão esclarecidas questões sobre o recurso repassado às prefeituras por meio de portaria do Ministério da Saúde.
 
Mesmo com as ações de prevenção e combate do Poder Público Estadual, os primeiros números da dengue em 2013 mostram avanços em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 5 de janeiro, já haviam sido notificados 750 casos em todo o Estado, um aumento de 1,07%. Somente a capital é responsável por 330 notificações. O vírus tipo 4 já foi confirmado em nove municípios do Estado.
 
De acordo com a Secretaria da Saúde, os 40 municípios com alto e médio risco de epidemia, por ordem de colocação, são: Barro Alto, Edealina, Cachoeira Dourada, Cezarina, Aparecida de Goiânia, Campos Verdes, Baliza, Santo Antônio da Barra, Acreúna, Crixás, Goiânia, Luziânia, Santa Terezinha de Goiás, Aragarças, Novo Planalto, Bom Jardim de Goiás, Turvânia, Aporé, Santa Tereza de Goiás, Caldas Novas, Anápolis, Caçu, Hidrolina, Nova Glória, Ceres, Vicentinópolis, Nova Crixás, Estrela do Norte, Edéia, Nova Iguaçu de Goiás, Gouvelândia, Guapó, Jataí, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Campinorte, Itumbiara, Piranhas, São Miguel do Passa Quatro e Niquelândia.
 
 

Reeducandos se formam em cursos de qualificação

A Secretaria de Cidadania e Trabalho entregou 23 certificados de conclusão dos cursos de eletricista e encanador para reeducandos que cumprem pena no regime fechado, na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. Com a formação, os detentos estão capacitados para atuar na manutenção da Penitenciária e de outras unidades do Estado, recebendo um salário mínimo por mês. A qualificação possibilita ainda que, ao sairem do sistema prisional, os beneficiados sejam uma mão de obra especializada para atender a demanda no setor de construção civil. Os cursos tiveram duração de 210 horas mensais e as aulas foram ministradas pelo Senai com 100% de aproveitamento do grupo de reeducandos. 

O Mundo Em Sua Casa - 17-01-13.

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Procon Goiás atendeu mais de 100 mil consumidores em 2012

Durante o ano de 2012, o Procon Goiás atendeu 113.488 consumidores. Entre os assuntos mais demandados destacam-se telefonia celular, com 10.490 atendimentos; banco comercial, com 7.462 atendimentos; cartão de crédito, com 13.012 atendimentos; telefonia fixa, com 7.422 atendimentos e financeira, com 13.883 atendimentos.
Mais informações: 3201-7134
Confira aqui os motivos que mais levaram os consumidores ao Procon Goiás em 2012

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Inscrições para seleção da AGDR vão até sexta-feira (18)

Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para se inscrever no Processo Seletivo Simplificado da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR) para a contratação de gestores de engenharia, tecnólogos e técnicos. As inscrições podem ser feitas no site da Segplan.
 
O processo seletivo é promovido pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, com a participação da AGDR, que formaram uma Comissão Especial para cuidar do certame. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: análise curricular e entrevista.
 
São 16 vagas para gestores de engenharia. Desse total, 8 são para engenheiros civis, 2 para engenheiros eletricistas e 1 para engenheiro ambiental. Também são oferecidas 5 vagas para arquitetos, 6 para tecnólogos em agrimensura, e 4 para assistente de transportes e obras, das quais 2 oportunidades são para técnico em edificações e 2 para técnico em estradas.
 
A remuneração é de R$ 4.493,19 para gestores, R$ 2.739,75 para tecnólogos e R$ 1.643,85 para os técnicos. Os contratados atuarão em obras da AGDR no interior do Estado pelo período de um ano. Quando estiveram em viagem, eles receberão ajuda de custo, de acordo com o Decreto 7.141/2010. O edital pode ser acessado no site da Segplan.
 
 

Orquestra Filarmônica de Goiás seleciona músicos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos músicos que integrarão o quadro da Orquestra Filarmônica de Goiás. São 50 vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone e tímpano.
 
Os instrumentistas interessados vão passar por análise curricular e provas de audições. As inscrições devem ser feitas através do e-mail audicoesofg2013@gmail.com até o próximo dia 8. Confira o edital do processo seletivo, clique aqui.
 
 

Cresce autuação por embriaguez no trânsito e cai número de vítimas

Nesta quarta-feira (16), o titular da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict), Waldir Soares, divulgou hoje o balanço do número de pessoas que morreram vítimas de acidente de trânsito e também o número de pessoas presas por dirigirem embriagadas. Os dados são referentes aos anos de 2011, 2012 e neste início de 2013.
 
"Se aumenta o número de prisões de embriagados, reduz o número de pessoas mortas no trânsito", afirmou Waldir. De acorodo com ele, se comparar o período de 21 de dezembro de 2011 até 15 de janeiro de 2012 ao período de 21 de dezembro de 2012 até 15 de janeiro deste ano foram realizadas mais autuações de embriagados. No primeiro período citado foram sete autuações em flagrante por embriaguez, lembrando que a Lei Seca ainda não estava em vigor nesta época e não permitia o uso de provas testemunhais. Já no segundo período, até terça-feira (15), foram realizadas 63 autuações. Os números são de Goiânia.
 
Outro número apresentado por Waldir foi a redução do número de vítimas que morreram em acidentes de trânsito na capital. Em 2010 foram 348 mortes, em 2011 caiu para 297 mortes e em 2012 reduziu para 265 mortes. "Ainda são números altos de mortes, mas levando em conta que a frota de veículos em Goiânia aumentou e um trânsito caótico, o número é expressivo", conclui o delegado.
 
Para ele as mudanças da nova Lei Seca, desde 21 de dezembro do ano passado, já foram positivas, pois ampliaram as provas para constatação da embriaguez, além de aumentar o valor das multas. "Estão sendo feitas ações enérgicas de combate à impunidade, toda pessoa que comete crime no trânsito tem sido autuada em flagrante. Há alguns anos a delegacia não tinha a visibilidade que tem hoje. As pessoas começaram a entender que se praticarem crimes no trânsito, serão punidas", conclui o delegado.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 16-01-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.