Mostrando postagens com marcador SUS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SUS. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, novembro 06, 2013

SSP vai reforçar segurança nas unidades de saúde de Goiânia

O secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, foi recebido no final da tarde desta terça, dia 5, pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Machado pediu audiência em caráter de urgência para saber de que forma o governo estadual pode reforçar a segurança nas unidades de saúde da capital.
O secretário municipal relatou que as unidades de saúde, sobretudo as que trabalham em regime de 24 horas, vem sofrendo com a escalada da violência urbana. Ele explicou que não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas principalmente  os servidores estão sendo vítimas de agressões, roubos, assaltos, tentativa de sequestro e outros crimes.
Joaquim Mesquita reafirmou a parceria da segurança pública com Goiânia e como medida imediata vai determinar uma ronda ostensiva da Polícia Militar nas 19 unidades de urgência, que são os maiores alvos da violência. “A viatura não vai apenas passar na porta, mas será feita uma visita comunitária dos policiais a essas unidades”, afirmou.
Além da visita, Joaquim Mesquita propôs uma série de ações  em parceria com a SMS, sendo uma das primeiras a capacitação para um procedimento operacional padrão, que consiste em preparar os servidores para agir em situações de risco. Outro ponto é incluir a SMS no Centro Integrado de Segurança para concentrar as chamadas das unidades de saúde com o Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar.
O secretário de Segurança Pública também convidou Fernando Machado e seus gestores a aderirem ao aplicativo Agentto, central de segurança 24 horas nos smartphones, disponível na internet e que a SSP já vem utilizando. Ele também sugeriu outros dispositivos para que o usuário chame a polícia mais rápido nas situações de risco. A ideia é criar culturas preventivas dentro das unidades de saúde.
Uma maior integração das estruturas do Estado e município, por meio da Secretaria de Defesa Social, também foi  um dos pontos lembrados entre os dois secretários. “A Guarda Municipal é nossa parceira.”, reiterou Joaquim. De acordo com ele, o Comando de Policiamento da Capital ficará responsável em ouvir as principais reivindicações dos servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia. Mesquita se dispôs inclusive a participar de reuniões para falar sobre as medidas a serem tomadas.
O secretário Fernando Machado agradeceu ao titular da SSP e disse que vai acatar todas as sugestões e oferecer a contra-partida necessária para que a parceria seja concretizada e reforçada. “Viemos procurar quem é responsável pela área e quem de fato entende de segurança pública. Foi um encontro muito proveitoso para nós da saúde”, avaliou.

segunda-feira, maio 27, 2013

HGG inicia nesta segunda mutirão de cirurgias plásticas

Mutirão de cirurgias plásticas começa hoje no HGG.
O Hospital Alberto Rassi (HGG), administrado pela Organização Social Idtech, promove de hoje, dia 27, até a próxima quarta-feira, dia 29, um mutirão de cirurgias de pálpebras. Até a última semana de novembro, com exceção de julho, o hospital vai aumentar em 75% o volume de cirurgias plásticas realizadas. A iniciativa faz parte da ação Sua Vez, lançada no dia 25 de março, pelo HGG em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para reduzir a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias eletivas. Atualmente, somente para a cirurgia plástica, são 724 pessoas.
Para aumentar a produtividade, serão realizados mutirões mensais por subespecialidade, sempre na última semana de cada mês. O primeiro mutirão começa nesta segunda para atender pacientes com idade superior a 60 anos que estão com a visão prejudicada por causa do excedente de pele nas pálpebras. O objetivo é operar 30 dos 40 pacientes existentes na fila.
Durante os três dias, todas as demais atividades dos cirurgiões plásticos estarão suspensas. Isso inclui o atendimento às consultas. Os pacientes que estão agendados para estas datas serão remanejados. O coordenador da especialidade, Wander Mendes, destaca que a ação vem facilitar o acesso aos procedimentos, que são bastante concorridos na rede pública.
A proposta é não só oferecer o tratamento reparador, como também garantir resultados estéticos. “É uma campanha que promove a igualdade social. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não tem a mesma facilidade de quem pode pagar para corrigir em sua aparência o que é para ele motivo de insatisfação”, explica Wander Mendes. Estão previstos seis mutirões, incluindo o de pálpebras.
No mês de junho, será a vez do mutirão das orelhas proeminentes, que beneficiará pacientes de 7 a 30 anos, muitos deles vítimas de bullying. Em agosto, o mutirão terá como alvo os ex-obesos, especialmente os submetidos a cirurgias bariátricas, que precisam remover excesso de pele e resgatar o contorno corporal. Em setembro está previsto o mutirão de vítimas de queimaduras, para a redução de cicatrizes. Em outubro, o foco serão as cirurgias de redução de mamas gigantes, superiores a 1,5 quilo. E, no mês de novembro, serão realizadas cirurgias de reconstrução de mama, para pacientes amputadas por câncer.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

Central de Medicamentos está com estoque completo

Com a chegada do medicamento deferiprona 500mg (indicado para tratamento de pacientes com excesso de ferro), a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa está com o estoque 100% abastecido. Isso significa que todas as 134 apresentações farmacêuticas distribuídas pela unidade estão disponíveis à população.

Usuários do SUS com doenças de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e Epilepsia, entre outras, são beneficiados com os medicamentos da CMAC. No total, 32 mil pacientes estão aptos a retirar os remédios no Juarez Barbosa.
 
 

terça-feira, dezembro 04, 2012

Pacientes do Crer são atendidos pelo SUS

Foto de: http://migre.me/cd8fE
No dia 25 de setembro último o Crer completou 10 anos de atendimento prestado à sociedade, notadamente à pessoa com deficiência física e auditiva. E desde o dia 1º de outubro os atendimentos prestados pelo hospital são voltados para usuários do SUS. Os pacientes de planos de saúde ou particulares que já vinham sendo atendidos pela unidade não sofreram descontinuidade em seus respectivos tratamentos, já que migraram automaticamente para o SUS. 

segunda-feira, novembro 19, 2012

Goiânia vai sediar discussão sobre avanços da genética

Na próxima sexta (23) e sábado (24), será realizado o I Simpósio Goiano sobre os avanços e perspectivas da genética clínica no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento, que reunirá grandes especialistas de renome estadual e nacional, será sediado no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, da UFG, no Campus II.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://eventos.ufg.br/SGCSUS. A abertura está marcada para as 19h30 da sexta-feira. As palestras e debates seguem durante o dia seguinte. Serão discutidas políticas de serviços de alta complexidade atendidos pelo SUS, incluindo o papel da genética clínica neste contexto.


segunda-feira, novembro 05, 2012

Servidores participam de oficina sobre redes sociais e TV

Até as 18 horas de hoje os servidores da Secretaria da Saúde participam da oficina Redes Sociais e TV - Um curso prático de comunicação, promovido pela Comunicação Setorial. O evento tem como objetivo atualizar os servidores sobre o uso das redes sociais como Twitter e Facebook e em entrevistas para televisão.  A iniciativa tem o apoio da Superintendência de Educação, Trabalho e Saúde para o SUS, e é realizado no Bristol Hotel, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Ministro da Saúde visitará Goiânia para anunciar novos leitos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) nesta terça-feira (23), às 10 horas. Na oportunidade, o ministro anunciará novos leitos de retaguarda e de UTI para a unidade.

O Hugo integra o SOS Emergências, que prevê a melhoria do atendimento e ampliação do acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é classificado de referência regional, pois possui mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realiza grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.


sexta-feira, outubro 19, 2012

Estado inaugura 10 leitos de UTI do SUS em Anápolis

Nesta sexta (19), Anápolis ganhou 10 novos leitos de UTI do Sistema Único  de Saúde (SUS). O Governo do Estado investiu cerca de R$ 500 mil e repassará mensalmente R$ 300 mil.
 
Os leitos de terapia intensiva foram inaugurados na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. O governador Marconi Perillo participou da inauguração e aproveitou a ocasião para sobrevoar as obras do Aeroporto de Cargas.
 
 

terça-feira, outubro 16, 2012

Começa amanhã (17) a Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa

Começa amanhã (17) a Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa

Entre os dias 17 e 19 de outubro, Goiânia sedia a 2ª Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa (HMA). Todos os temas do evento serão voltados às experiências em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura da jornada será nesta quarta-feira, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Universitário, na capital. Haverá a presença do Secretário da Saúde, Antonio Faleiros Filho.

A programação do evento inclui cinco minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e experiências. As inscrições para ouvintes podem ser feitas amanhã, das 18 às 19 horas.

terça-feira, outubro 09, 2012

Secretaria de Saúde cria Central de Curativos

Uma Central de Curativos para atendimento a pacientes com feridas profundas, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será inaugurada às 8 horas desta quarta-feira (10) no Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O material e os profissionais ficarão sob a responsabilidade da SES e os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação do município. 

Inicialmente, os pacientes com feridas profundas, como sequelas de hanseníase, pé diabético, úlceras estáveis e ferida provocada por insuficiência vascular, passarão por consultas com um clínico da unidade e depois serão encaminhados para os curativos. O tratamento será realizado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

A previsão é de atender, em média, 500 pacientes por mês. A ideia é aumentar a capacidade para dois mil atendimentos/mês dentro de 90 dias, revela, entusiasmado, o diretor do HDS, Wolf Moreira São Geraldo. O espaço onde funcionará a Central de Curativos passou por uma reforma na pintura e na parte elétrica. A mão de obra foi dos próprios servidores do hospital. O local também recebeu mobiliário e equipamentos adquiridos pela SES. 

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=147037&tp=positivo

quinta-feira, agosto 23, 2012

Saúde masculina é tema de seminário nesta sexta-feira (24)


Sensibilizar os profissionais de saúde e a sociedade sobre as patologias de maior agravo para a população masculina de 20 a 59 anos de idade, e ainda sobre a assistência à saúde e ao enfrentamento dos fatores de risco. É este o objetivo do "3º Seminário Estadual de Saúde do Homem - Vulnerabilidade e Fatores de Morbimortalidade Masculina". 

O evento, organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), será realizado nesta sexta-feira (24), das 08 às 17 horas, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS). O endereço da superintendência é Rua 26, s/n, Bairro Santo Antônio (ao lado do Hospital de Medicina Alternativa), em Goiânia.

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=142846&tp=positivo

quarta-feira, agosto 15, 2012

Multivacinação é tema de coletiva daqui a pouco

O superintendente executivo da Secretaria da Saúde, Halim Antônio Girade, e a gerente de Imunização e Rede de Frio, Clécia Vecci, concedem entrevista coletiva logo mais às 8 horas,  no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-Sus), no Bairro Santo Antônio, em Goiânia. Na ocasião eles falam sobre a implantação de novas vacinas e também sobre a Campanha de Multivacinação que começa no próximo sábado, dia 18. Neste dia, a situação vacinal de todas as crianças menores de 5 anos de idade  deverá ser avaliada para atualização da caderneta de saúde. A estratégia visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e ainda reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Em Goiás, a meta é imunizar aproximadamente 440.856 crianças. 

sexta-feira, agosto 03, 2012

Cresce 148% o número de transplantes em Goiás

O número de transplantes realizados em Goiás pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 148%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2011. Em Goiás existem seis equipes de transplantes credenciadas, uma central de transplantes e três Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Houve uma melhoria da infraestrutura, especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores, incentivo financeiro aos hospitais e na sensibilização da população. Na última segunda-feira, dia 30, foi anunciada parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook para incentivar a doação de órgãos no País.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Saúde apresenta novo sistema de informações do SUS

A capital goiana sediou ontem reunião com profissionais de saúde dos municípios goianos para apresentar a utilização do novo sistema de informações eletrônicas do Sistema Único de Saúde, o E-SUS. A nova ferramenta tem a finalidade de conferir celeridade, precisão e confiabilidade aos dados referentes ao SUS.

O Ministério da Saúde se baseia nos dados registrados no sistema para implantar suas ações de políticas públicas de grande e médio porte como campanhas de vacinação, de distribuição de medicamentos e realização de exames. Sua operacionalização depende da alimentação de dados feitos pelos municípios, que devem transferir informações consolidadas em um período de tempo predeterminado.


terça-feira, julho 03, 2012

Entrevista com o educador financeiro José Mário, hoje no Fala Goiás


Hoje no Programa Fala Goiás, da @RBCAMFM, o educador financeiro José Mário @clinifin abordará o tema: Sistemas Públicos de Saúde, saiba porque eles enfrentam problemas.

quinta-feira, março 22, 2012

Regulação do SUS é discutida em evento amanhã

O 1º Seminário Regional de Regulação de Sistema de Saúde será realizado amanhã, no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFG. A iniciativa é da Secretaria da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Goiás. O evento pretende estabelecer uma reflexão sobre o processo de regulação do sistema em Goiás e em todo o Brasil. Foram convidados profissionais que trabalham na regulação estadual, regional e municipal do SUS. A programação contempla mesa-redonda e apresentação de trabalhos sobre o tema.

sexta-feira, março 02, 2012

Só 2% da população tem acesso à serviços de saúde de qualidade.

Apenas 2% da população brasileira têm acesso a serviços de saúde públicos de qualidade. A informação é do Ministério da Saúde. Segundo índice de desempenho do Sistema Único de Saúde, lançado hoje, o país tem a pontuação de 5,4 em qualidade e acesso ao SUS. A nota vai de zero a dez. A ferramenta avalia os serviços oferecidos no Brasil. Entre as capitais, o Rio de Janeiro ficou com a pior nota.

quinta-feira, janeiro 12, 2012

quinta-feira, dezembro 08, 2011

SUS vai distribuir testes rápidos para sífilis

A partir de 2012, os testes rápidos disponibilizados para gestantes no SUS vão servir não apenas para o diagnóstico do HIV/aids, mas também para identificar a sífilis. A previsão é que 4 milhões e meio de kits produzidos no Brasil sejam distribuídos por meio do programa Rede Cegonha. De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis tem um diagnóstico fácil, um tratamento completamente eficaz, mas o Brasil ainda tem em torno de 12 mil casos de sífilis congênita por ano.

segunda-feira, novembro 21, 2011

Partos cesarianos superam os partos normais

No ano passado, pela primeira vez, o percentual de cesarianas superou o de partos normais no Brasil e chegaram a 52% do total. Em 2009, os dois modos se igualavam. Para a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é uma taxa em torno de 15%. O grande número de cesarianas é puxado pelo setor privado em que 80% dos partos são cirúrgicos desde 2004. O crescimento maior se deu no SUS, onde a taxa aumentou de 24 para 37% na década passada.