Mostrando postagens com marcador Seduc. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Seduc. Mostrar todas as postagens

terça-feira, novembro 05, 2013

Tendas do Saber incentivam leitura nas Escolas de Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual, que receberam em julho deste ano as Tendas do Saber, vêm fortalecendo as atividades de apoio ao letramento dos estudantes e estimulando o gosto pela leitura entre seus alunos com criatividade. Cada escola instala as tendas conforme a disponibilidade de espaço, nos pátios ou em auditórios, e depois de catalogar o acervo literário e de pesquisa, organiza os livros para consulta, leitura e empréstimo, conforme a demanda das turmas que participam dos diferentes projetos definidos pelos professores.
Até o momento, a Secretaria da Educação (Seduc) distribuiu 178 Tendas do Saber às Escolas de Tempo Integral. Aquelas com número maior de alunos receberam duas tendas. Também foram contempladas as unidades indígenas e quilombolas e algumas escolas do campo. A Tenda do Saber mede 18 metros quadrados e tem mesas e cadeiras para alunos, acervo de dois mil livros, DVDs educativos, filmes, materiais adaptados para alunos com necessidades especiais, jogos pedagógicos e caixas organizadoras para todo esse material.
Cultura e diversão
No Colégio Estadual Donato Coutinho, em Aparecida de Goiânia, as Tendas chegaram numa boa hora. De acordo com a coordenadora pedagógica Eurípia Lima Pires, além de possibilitar a exposição do acervo literário aos estudantes, as duas tendas recebidas pela escola abrigam os jogos de pebolim e tênis de mesa durante o recreio. A escola desenvolve projetos literários com os estudantes em diferentes turmas e séries. Entre os 560 alunos, grande parte já utilizou a Tenda para desenvolver pesquisas e projetos literários. Atendendo turmas de 6º ao 9º ano, a escola tinha apenas um pequeno acervo de livros didáticos e enciclopédias.
Segundo a professora Alexandrina Barreiro da Silva Ribeiro, de Língua Portuguesa, as três turmas do 9º ano estão se preparando para uma gincana literária neste mês de novembro. Eles estão lendo contos de Machado de Assis. “Será muito bom contar com esse acervo quando formos definir a lista de livros literários para o próximo ano letivo”, afirma Alexandrina.
A professora Solange Gomes de Oliveira, que faz o apoio ao letramento para turmas do 7º ano, desenvolveu um projeto de poesia com seus alunos. Eles leram o livro O Solar da Mariquinha e depois produziram seus próprios poemas. Aos poucos, Amanda da Silva Souza, de 14 anos, vem descobrindo o gosto pela leitura. O mesmo vem acontecendo com Jenyfer das Graças Oliveira Santos, 12 anos, do 6º ano que, este ano, leu O Peixe Nino, O Químico K, Tosco, e O Solar da Mariquinha. Da mesma turma de Jenyfer, Jhonantan da Silva Almeida, 12 anos, disse que o livro que mais gostou foi Como ser jovem, mas que lê todo dia.
Colégio Darcy Ribeiro
No Colégio Estadual CAIC Darcy Ribeiro, também de Aparecida de Goiânia, a Tenda do Saber foi instalada no auditório da escola, um espaço amplo que ganhou colorido e o entusiasmo das crianças de 1º a 5º ano. O acervo foi organizado por faixa etária e separado nas caixas.
Para que todas as turmas possam usar o espaço no mínimo duas vezes na semana, foi organizado um horário para a utilização da Tenda. As professoras Quézia de Lima e Jeany Marques Régis juntaram os alunos de duas turmas de 1º ano em processo de alfabetização para o momento de leitura. “Primeiro desenvolvo um processo de contação de história coletiva em sala, com debate, e só então venho com eles para a Tenda, para que escolham um ou mais livros e possam ler de forma prazerosa”, diz Quézia. Dos seus 18 alunos, apenas quatro ainda não leem com facilidade.  Segundo ela, nessa idade de 6 a 7 anos, as crianças fantasiam muito e gostam da leitura de imagens. “A leitura aguça a curiosidade deles e eles ficam mais participativos nas aulas e expõem com mais desenvoltura o querem dizer”, explica.
Com o livro Meu amigo leitão à mão, a pequena Tábita Isabela, de 7 anos, já passava da primeira página da história, alegre por ter aprendido a ler. Na mesma mesa, Luana Gabriela, de 6, disse com orgulho que em casa já havia conseguido ler algumas palavras. Eduarda Lopes, também de 6 anos, contou ter lido um livro de uma princesa e outro do Cebolinha. Maria Eduarda, de 6 anos, estava animada com o livro que havia escolhido naquele dia.
A Tenda do Saber no CAIC Darcy Ribeiro é coordenada pela vice-diretora Cleunice Alves Batista. Segundo afirmou, quando as turmas chegam, os livros específicos para aquela idade são retirados da caixa e expostos no balcão para que os estudantes escolham o que vão ler durante o tempo na Tenda. Em caso de pesquisa ou de leitura mais demorada, a escola utiliza um sistema de controle para que os alunos usem o livro em casa e devolvam quando terminarem.
Segundo o diretor Arildo dos Santos Nascimento, a escola tem 545 alunos de 1 º ao 5º ano e uma turma do programa Acelera. “A Tenda do Saber veio ajudar muito a despertar nossos estudantes para a leitura”, garante o gestor.

segunda-feira, maio 20, 2013

Educação abre inscrições para cursos de libras


O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, da Secretaria  da Educação (Seduc), abriu a pré-matrícula para os cursos de Noções Básicas de Línguas de Sinais e o de Formação Continuada para Professores de Atendimento Educacional Especializado. O período para a pré-matrícula para ambos é até o próximo dia 29. Os cursos são gratuitos.

Podem se inscrever, o servidor efetivo da Secretaria da Educação ou de qualquer outro órgão estadual e familiares de surdos, que também terão preferência nas vagas. A comunidade em geral interessada nos cursos deve ter, obrigatoriamente, o Ensino Médio completo. No ato da inscrição, os servidores estaduais devem apresentar cópia do cabeçalho do contracheque e os familiares de surdos precisam apresentar cópia da audiometria.

As inscrições estão sendo feitas na sede do Centro de Capacitação, que fica na 6ª Avenida, esquina com Rua 217, Setor Leste Universitário, em Goiânia. Os candidatos devem comparecer ao local munidos do original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade.

Resultado

A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 10 de junho no blog do CAS e no mural da unidade de ensino. Eles terão até o dia 18 de junho para efetivarem a matrícula e para entregar toda a documentação necessária. Caso contrário, perderão o direito à vaga. No dia 19 de junho, será divulgada a 2ª chamada.

segunda-feira, março 18, 2013

Educação seleciona professores de inglês para curso nos EUA

A Secretaria da Educação (Seduc) seleciona professores de inglês da rede pública estadual, com bacharelado ou licenciatura, para participar da etapa nacional do Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP). Os selecionados nesta última fase participarão de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.
 
Goiás tem 2 vagas garantidas na etapa nacional. Os interessados devem entregar toda a documentação necessária até sexta-feira (22), na Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais, aos cuidados de Isabella Lima Guimarães e Santana. Caberá a esta superintendência a seleção dos dois profissionais goianos.
 
Os documentos a serem entregues são: formulário de inscrição preenchido totalmente em inglês, assinado e carimbado pela escola; currículo resumido (conforme modelo disponível no formulário de inscrição); carta de recomendação assinada pelo diretor da unidade educacional; e fotografia colorida recente.
 
Para participar, o candidato a uma das duas vagas precisa ter fluência oral e escrita na língua inglesa; ser professor efetivo da rede estadual; estar em sala de aula; ter mais de cinco anos de experiência; e ter concluído o estágio probatório. Além disso, o profissional deve demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participar do Programa Líderes Internacionais em Educação.
 
Duração
O Programa Líderes Internacionais em Educação é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. A duração do curso será de um semestre acadêmico em uma universidade americana, entre os meses de janeiro e maio de 2014, e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento e estratégias, liderança e também no uso de tecnologias em educação.
 
Também faz parte do curso um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes do ILEP possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
 
A bolsa que será concedida aos professores selecionados oferece auxílio para tirar o visto de intercâmbio; passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos; custos/taxas para a participação no programa; hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes); seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa; ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades acadêmicas e para aquisição de livros e outros materiais educacionais; entre outros benefícios.
 
 

sexta-feira, outubro 26, 2012

Inscrições para Mostra de Talentos da Seduc terminam hoje

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até  as 11 horas de hoje, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) ou pelos telefones (62) 3201-4155 e (62) 3201-4153. O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Renovação de matrícula, para os alunos veteranos das Escolas Estaduais, termina dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede. O Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até a próxima segunda-feira, dia 29.  A renovação deve ser feita exclusivamente para os estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples: basta que os pais respondam ao formulário enviado pela escola e o encaminhem juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

segunda-feira, outubro 22, 2012

Abertas inscrições para "Mostra de Talentos" da Seduc

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até a próxima sexta-feira (26).

Os interessados devem comparecer, das 8 às 11 horas, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou entrar em contato pelos telefones: (62) 3201-4155 / (62) 3201-4153.

O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.


Renovação de matrícula dos alunos da SEDUC pode ser feita até dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede, e o  Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até o próximo dia 29.  A renovação é exclusivamente a estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples, basta que aos pais respondam o formulário enviado pela escola e encaminhá-lo juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

sexta-feira, outubro 19, 2012

Medalhista olímpico participa de evento da Educação

Em uma ação de incentivo ao esporte, a Secretaria da Educação em parceria com a Caixa Econômica Federal trouxe para Goiânia o medalhista olímpico Claudinei Quirino para participar de evento em duas escolas da rede pública estadual. Hoje o atleta vai visitar o Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas, às 10 horas e o Colégio Estadual Dom Fernando, às 15 horas. Claudinei conquistou medalha de prata nos 4X100 metros nas Olimpíadas de Sydney, na Austrália. O evento goiano será no formato de oficinas educativas e integra a programação do Circuito Caixa de Maratoninha, um dos maiores eventos de corrida infantil do País que será realizado em Goiânia no dia 21 de outubro, no Parque Areião.

quinta-feira, outubro 18, 2012

Seduc promove Capacitação de Gestão Escolar para Resultados

A Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco, está promovendo desde ontem, em Pirenópolis, a Capacitação de Gestão Escolar para Resultados, que faz parte do programa Jovem de Futuro. Essa capacitação acontecerá até sexta-feira, dia 19, e cerca de 400 servidores devem participar,  do treinamento. O programa Jovem de Futuro visa melhorar o desempenho das escolas públicas de Ensino Médio; reduzir os índices de evasão escolar; e tornar a escola mais atrativa, principalmente para aqueles estudantes que preferem abrir mão dos estudos para trabalhar. 

segunda-feira, outubro 15, 2012

Educação inicia renovação de matrículas amanhã (16)

O período de renovação de matrículas na rede estadual de ensino começa amanhã, dia 16.
 
Até o dia 29 deste mês, pais e responsáveis devem entregar na secretaria da escola o Termo de Renovação de Matrícula. É necessário que o documento esteja devidamente assinado, comprovando o interesse, ou não, de manter o filho naquela unidade educacional.
 
O termo devidamente preenchido deve ser encaminhado à secretaria da escola, acompanhado do comprovante de endereço. O período é exclusivo para estudantes que já pertencem à rede estadual de ensino. Para os novatos, será aberto outro prazo a ser anunciado pela Secretaria da Educação (Seduc).
 
A escola vai encaminhar um formulário para os pais, por intermédio dos estudantes. Nele deverá ser assinalada a opção sim para efetivar a matrícula na mesma escola e não, quando não houver interesse de manter o aluno naquela unidade educacional no próximo ano letivo. Vale destacar que mesmo que o aluno não queira renovar sua matrícula, deve entregar o termo devidamente assinado.
 
Esse termo deve ser devolvido assinado pelos pais ou responsáveis, acompanhado de cópia do comprovante de endereço. O próprio estudante pode entregar a documentação na secretaria da escola. A Seduc garante vagas para todos aqueles que queiram continuar estudando na rede pública estadual. Se o aluno tiver interesse em mudar de turno, será indispensável a presença dos pais ou responsáveis na escola para garantir a alteração.

sexta-feira, agosto 24, 2012

Escolas estaduais recebem instrumentos musicais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), fará a entrega hoje de instrumentos musicais para formação de bandas e grupos musicais em 188 escolas da rede pública de ensino – elas estão localizadas em 67 municípios goianos e jurisdicionadas a 25 subsecretarias regionais de Educação. Cerca de R$ 4 milhões estão sendo investidos nesta iniciativa. As bandas e os projetos de música estão sob coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, vinculado à Superintendência de Ensino Fundamental.

A solenidade está marcada para as 15 horas, no auditório da Celg, situado à Rua 2, quadra A-37, nº 505, Jardim Goiás, próximo à Academia da Polícia Militar, em Goiânia, com presença do governador Marconi Perillo e do secretário da Educação, Thiago Peixoto, além de subsecretários regionais de Educação, diretores e professores.

As unidades educacionais serão beneficiadas com aparelhamento e reaparelhamento instrumental, conforme as necessidades e o desenvolvimento de cada corporação musical. As que ainda não executam projetos musicais também receberão instrumentos e aparelhos complementares.

“Estes instrumentos chegam em boa hora”, avaliam os professores do Ciranda da Arte. É que todas as escolas contempladas já poderão utilizá-los nas apresentações que serão realizadas por ocasião do Desfile Cívico no dia 7 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Independência.

quarta-feira, agosto 08, 2012

Seduc oferece cursos de informática e projetos educacionais

A Secretaria da Educação ministra a partir deste mês para toda a comunidade escolar os cursos de  Introdução à Educação Digital e Elaboração de Projetos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail ntegoiania@seduc.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3213-5736, e solicitar sua ficha de inscrição. As aulas serão ministradas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia, que fica à Rua 201 nº 340, Vila Nova.
O primeiro curso é destinado a professores, servidores administrativos e integrantes da equipe gestora. O segundo pretende capacitar professores e gestores para que  desenvolvam projetos para serem executados junto aos alunos em sala de aula.
O objetivo é possibilitar a este público a utilização de recursos tecnológicos como, por exemplo, processadores de textos, apresentações multimídia, recursos da internet para produção de trabalhos, pesquisa e análise de informações e comunicação e interação. Os dois cursos têm duração de 40 horas e as aulas serão ministradas na modalidade à distância. Haverá apenas um encontro presencial por mês.

sexta-feira, julho 13, 2012

Último dia para se matricular no EJA

A Secretaria da Educação recebe até hoje as solicitações de vagas para as séries semestrais da rede estadual. Interessados em cursos do Ensino Médio Ressignificado (curso semestral) ou na Educação de Jovens e Adultos, EJA, fundamental e médio, devem solicitar vagas pela internet, no site www.matricula.go.gov.br. A Seduc informa que só podem estudar no período noturno do Ensino Médio Ressignificado alunos com mais de 14 anos de idade.

sexta-feira, março 09, 2012

Segplan divulga lista dos 103 professores aprovados

Conforme compromisso feito na semana passada, a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) divulgou hoje a relação dos 103 professores aprovados em concurso da Secretaria da Educação (veja lista anexa). Estão sendo feitos os procedimentos técnicos para a convocação e o envio dos nomes desses professores para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Com a lista, encerra-se o chamamento dessa seleção pública, cuja validade é até 2 de julho de 2012. O concurso da Educação foi realizado para um total de 5.581 vagas. Mas só foram aprovados 1.714 candidatos. Já foram chamados 1.613, restando 101. Os 103 hoje convocados encerram o concurso. Confira aqui a lista.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Rotina escolar é mantida em 92% das unidades de ensino

Em balanço divulgado no final da tarde de ontem, a Secretaria da Educação (Seduc) informou que em 92% (1.003) das unidades de ensino da rede pública a rotina escolar foi mantida e os alunos tiveram o direito às aulas respeitado. Apenas em 8% de um total de 1.095 escolas (o que equivale a 92 unidades) foi registrada paralisação das atividades, o que demonstra baixíssima adesão por parte dos profissionais da Educação e comprova que os professores reafirmaram o compromisso com os 600 mil estudantes.
O Tribunal de Justiça de Goiás decretou a ilegalidade da greve convocada pelo sindicato. Na decisão, o tribunal reconhece que a folha de pagamento da Educação teve incremento relevante no último mês com o pagamento do Piso Salarial dos professores. A decisão também estipula multa diária de R$ 30 mil caso haja descumprimento por parte da entidade sindical.
Com base em levantamento oficial feito na segunda-feira, em todas as 38 Subsecretarias Regionais de Educação, foi possível verificar que o funcionamento foi praticamente normal na grande maioria das escolas, principalmente no interior. A Secretaria da Educação também ressalta que continua trabalhando para atender os estudantes nos três turnos escolares.

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Parceria entre Seagro e Seduc enriquece a merenda escolar

As escolas estaduais de Goiás vão poder enriquecer a merenda escolar com hortaliças produzidas no próprio colégio. Um convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) e a Secretaria de Educação (Seduc) prevê a entrega de 125 kits para o plantio de hortaliças (alface, beterraba, brócolis, cenoura, couve flor, feijão, quiabo, pepino e repolho). As escolas estaduais interessadas em participar dessa ação devem entrar em contato com a Gerência da Merenda Escolar da Seduc. Além de melhorar o hábito alimentar dos estudantes, a implantação de hortas possibilita ainda o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas.