O prazo para execução das obras é de 18 meses, com o custo de aproximadamente R$ 251 milhões. A princípio, o consórcio Odebrecht/Via Engenharia retomará as obras do terminal de passageiros e, depois, deve enviar documento para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) do projeto de execução da área externa, que compreende a pista de taxiamento, o pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. A segunda etapa deve ficar pronta em até 12 meses.
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, reconheceu o trabalho empreendido pelo Governo de Goiás e pelo Governo Federal durante o processo de retomada das obras. “Aqueles momentos me fizeram ver a importância de fazer com que esse aeroporto andasse, graças à presença do Estado, dos secretários, deputados, prefeito, todos imbuídos no espírito de fazer essa obra ser retomada. No início de 2015 estaremos entregando um aeroporto moderno, com mais de 100 pontos comerciais, que vai atender à demanda existente para os próximos três a quatro anos”, acrescentou. O governador contabilizou mais de 50 audiências nos órgãos responsáveis pelo destravamento da construção do novo aeroporto e realização do projeto executivo.
Gustavo do Vale disse ainda que a Infraero deverá lançar, logo, a licitação para a ampliação do aeroporto. “Estamos quase que no limite da demanda, graças ao crescimento econômico que Goiás tem obtido nos últimos anos”, ponderou o presidente, destacando que a retomada das obras gerará 1,3 mil empregos diretos. “O que nós estamos vendo aqui e também em Vitória não vai mais se repetir em nenhum momento da história da infraestrutura aeroportuária brasileira”, afirmou Moreira Franco.
O governador destacou que o reinício das obras é resultado da união de esforços e o fim de uma cobrança intensiva da qual eram alvos o Governo do Estado e o Governo Federal. “Nós estamos felizes por presenciarmos o reinício desta obra, tão importante para o presente e o futuro de Goiânia e de Goiás. Nós trabalhamos nos últimos sete anos, todos nós: governador, prefeito, senadores e deputados, para chegarmos a esse ponto. O aeroporto é o mais importante da Infraero na Região Centro-Oeste. Com a concessão do aeroporto de Brasília, este aeroporto passa a ser opção para Brasília como o mais importante da Infraero na região. Eu tive a oportunidade de agradecer à presidenta Dilma Rousseff pelo seu esforço para a retomada desta obra e agradeci também a outras obras”, destacou.
Marconi Perillo disse ainda que o novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva chega num momento importante para a economia estadual. “Goiás é um dos estados que mais crescem no País. transformou-se num grande canteiro de obras federais, estaduais e municipais. E esta obra vai dar segurança para que possamos atrair novos investimentos, multiplicando o PIB, as exportações e os empregos. Este dia vai ser lembrado pelas gerações futuras como um marco na história de Goiânia e de Goiás”, finalizou Marconi.
Retomada das obras do Aeroporto Santa Genoveva
A retomada das obras do terminal foi autorizada no final de julho pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os serviços, sob a responsabilidade do Governo Federal, começaram em 2005 e foram paralisados em 2007, quando o TCU detectou irregularidades em sua execução. “Nessa história toda houve um envolvimento muito grande da Infraero, do ministro, do consórcio de empresas e, principalmente, do Tribunal de Contas da União. Sem essa sinergia, sem o envolvimento de todos, nós não teríamos, agora, a possibilidade de retomar esta obra, tão importante para o presente e o futuro do nosso estado”, lembrou Perillo.
O Consórcio Odebrecht/Via Engenharia está responsável também pela atualização e complementação do projeto executivo e do orçamento da infraestrutura (pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos) do novo terminal. Esses documentos estão em elaboração e deverão ser enviados ao TCU para análise em dezembro deste ano, segundo informações da Infreaero. Caso sejam aprovados, essa infraestrutura também será executada pelo Consórcio Odebrecht/Via Engenharia e estará pronta juntamente com o terminal de passageiros.
As novas instalações do Aeroporto de Goiânia serão construídas em duas etapas: a primeira, autorizada pelo TCU, e que ficará a cargo do consórcio, terá 26 mil metros quadrados, com 12 posições de aeronaves (quatro com pontes de embarque e oito posições remotas) suficientes para suportar a demanda até o próximo ano.
A segunda fase, a ser concluída em 2020, compreende uma ampliação de 15 mil metros quadrados do terminal de passageiros, que passará a contar com mais quatro pontes de embarque. Para esta segunda fase, a Infraero irá realizar um processo de licitação, uma vez que os projetos dessa etapa estão em elaboração pelo consórcio, conforme acordo firmado em 2012.
Projeto do novo terminal
O terminal terá um edifício principal, totalmente climatizado, com sistema geral de infraestrutura para prédios inteligentes, galeria, escadas rolantes, elevadores panorâmicos e quatro pontes de embarque. Será composto por quatro níveis principais: um subsolo, com 4.120 metros quadrados (área de serviço); térreo, com 12.270 metros quadrados (check-in e área de embarque); intermediário, com 1.600 metros quadrados (galeria técnica); superior, com 9.170 metros quadrados (praça de alimentação, lojas, embarque).
No subsolo do prédio serão instalados subestação elétrica, central de ar condicionado, depósitos e sistemas de infraestrutura. No térreo ficarão o check-in, com 29 balcões de atendimento, balcões de venda e reserva de passagens, saguão, desembarque e lojas comerciais e de atendimento ao turismo. O desembarque doméstico, no térreo, terá ainda uma sala de desembarque , com 1.384,35 metros quadrados, além de duas salas para administração da Infraero e para o Centro de Operações e afins.
FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/obras-do-aeroporto-santa-genoveva-serao-retomadas-imediatamente/
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