Uma frente fria chega à capital nas próximas horas. Essa é a previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia (Simehgo) da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec). De acordo com o meteorologista do Simehgo, Diego Simões Fernandes, uma frente fria vinda do Polo Sul, que já passou por Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que se encontra hoje em São Paulo, já está chegando ao Sul de Goiás. Segundo ele, precipitações (chuvas) já foram registradas hoje em Jataí e também em Itumbiara, no Sul do Estado. “Essa frente fria deve chegar a Goiânia nas próximas horas ou à noite”, explica. “Deverá chover na capital na quarta e na quinta-feira, depois disso, a probabilidade de que ocorram chuvas é praticamente nula”.
De acordo com Diego Fernandes, nos primeiros dias após a passagem da frente fria serão registradas temperaturas mais amenas, mas o calor intenso deverá voltar, uma vez que o período chuvoso só começará definitivamente a partir da segunda quinzena de outubro. A partir de então as chuvas se tornarão mais frequentes e quedas deverão ser registradas na temperatura.
Tempo abafado
Diego Fernandes explica que o tempo abafado dos últimos dias é decorrente de uma nebulosidade intercalada com períodos de sol. “O sol aquece a superfície e o calor dessa superfície volta para a atmosfera, como está tendo nuvem. Essas nuvens bloqueiam o calor e ele volta novamente para a superfície, causando nada mais que um efeito estufa natural, daí a sensação de abafamento”, esclarece ele.
Segundo ele, apesar da umidade estar baixa, com máxima de 30%, o calor, as nuvens e entrada de radiação atuando juntos, diminuem a circulação do ar, “e o ar não circulando o tempo fica mais quente”, confirma Diego. A previsão do tempo desta terça-feira até domingo é de mínima de aproximadamente 22ºC e a máxima deve permanecer acima dos 30ºC. “Quando passar a frente fria, teremos um sistema de alta pressão atuando sobre o Estado, o que significa manhãs frias e tardes quentes”, finaliza.
FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/frente-fria-deve-chegar-a-capital-nas-proximas-horas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário