Mostrando postagens com marcador Sistema Único de Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sistema Único de Saúde. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, novembro 06, 2013

SSP vai reforçar segurança nas unidades de saúde de Goiânia

O secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, foi recebido no final da tarde desta terça, dia 5, pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Machado pediu audiência em caráter de urgência para saber de que forma o governo estadual pode reforçar a segurança nas unidades de saúde da capital.
O secretário municipal relatou que as unidades de saúde, sobretudo as que trabalham em regime de 24 horas, vem sofrendo com a escalada da violência urbana. Ele explicou que não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas principalmente  os servidores estão sendo vítimas de agressões, roubos, assaltos, tentativa de sequestro e outros crimes.
Joaquim Mesquita reafirmou a parceria da segurança pública com Goiânia e como medida imediata vai determinar uma ronda ostensiva da Polícia Militar nas 19 unidades de urgência, que são os maiores alvos da violência. “A viatura não vai apenas passar na porta, mas será feita uma visita comunitária dos policiais a essas unidades”, afirmou.
Além da visita, Joaquim Mesquita propôs uma série de ações  em parceria com a SMS, sendo uma das primeiras a capacitação para um procedimento operacional padrão, que consiste em preparar os servidores para agir em situações de risco. Outro ponto é incluir a SMS no Centro Integrado de Segurança para concentrar as chamadas das unidades de saúde com o Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar.
O secretário de Segurança Pública também convidou Fernando Machado e seus gestores a aderirem ao aplicativo Agentto, central de segurança 24 horas nos smartphones, disponível na internet e que a SSP já vem utilizando. Ele também sugeriu outros dispositivos para que o usuário chame a polícia mais rápido nas situações de risco. A ideia é criar culturas preventivas dentro das unidades de saúde.
Uma maior integração das estruturas do Estado e município, por meio da Secretaria de Defesa Social, também foi  um dos pontos lembrados entre os dois secretários. “A Guarda Municipal é nossa parceira.”, reiterou Joaquim. De acordo com ele, o Comando de Policiamento da Capital ficará responsável em ouvir as principais reivindicações dos servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia. Mesquita se dispôs inclusive a participar de reuniões para falar sobre as medidas a serem tomadas.
O secretário Fernando Machado agradeceu ao titular da SSP e disse que vai acatar todas as sugestões e oferecer a contra-partida necessária para que a parceria seja concretizada e reforçada. “Viemos procurar quem é responsável pela área e quem de fato entende de segurança pública. Foi um encontro muito proveitoso para nós da saúde”, avaliou.

segunda-feira, maio 27, 2013

HGG inicia nesta segunda mutirão de cirurgias plásticas

Mutirão de cirurgias plásticas começa hoje no HGG.
O Hospital Alberto Rassi (HGG), administrado pela Organização Social Idtech, promove de hoje, dia 27, até a próxima quarta-feira, dia 29, um mutirão de cirurgias de pálpebras. Até a última semana de novembro, com exceção de julho, o hospital vai aumentar em 75% o volume de cirurgias plásticas realizadas. A iniciativa faz parte da ação Sua Vez, lançada no dia 25 de março, pelo HGG em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para reduzir a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias eletivas. Atualmente, somente para a cirurgia plástica, são 724 pessoas.
Para aumentar a produtividade, serão realizados mutirões mensais por subespecialidade, sempre na última semana de cada mês. O primeiro mutirão começa nesta segunda para atender pacientes com idade superior a 60 anos que estão com a visão prejudicada por causa do excedente de pele nas pálpebras. O objetivo é operar 30 dos 40 pacientes existentes na fila.
Durante os três dias, todas as demais atividades dos cirurgiões plásticos estarão suspensas. Isso inclui o atendimento às consultas. Os pacientes que estão agendados para estas datas serão remanejados. O coordenador da especialidade, Wander Mendes, destaca que a ação vem facilitar o acesso aos procedimentos, que são bastante concorridos na rede pública.
A proposta é não só oferecer o tratamento reparador, como também garantir resultados estéticos. “É uma campanha que promove a igualdade social. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não tem a mesma facilidade de quem pode pagar para corrigir em sua aparência o que é para ele motivo de insatisfação”, explica Wander Mendes. Estão previstos seis mutirões, incluindo o de pálpebras.
No mês de junho, será a vez do mutirão das orelhas proeminentes, que beneficiará pacientes de 7 a 30 anos, muitos deles vítimas de bullying. Em agosto, o mutirão terá como alvo os ex-obesos, especialmente os submetidos a cirurgias bariátricas, que precisam remover excesso de pele e resgatar o contorno corporal. Em setembro está previsto o mutirão de vítimas de queimaduras, para a redução de cicatrizes. Em outubro, o foco serão as cirurgias de redução de mamas gigantes, superiores a 1,5 quilo. E, no mês de novembro, serão realizadas cirurgias de reconstrução de mama, para pacientes amputadas por câncer.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Convênio vai beneficiar vítimas de queimaduras

Pacientes cadastrados no Núcleo de Proteção aos Queimados serão beneficiados pelo convênio firmado pela Secretaria da Saúde neste sábado, dia 8, que repassará R$ 5,4 milhões voltados para cirurgias reconstrutoras. A assinatura do convênio será  às 14 horas, pelo secretário da Saúde, Antônio Faleiros e a diretora do núcleo Maria Thereza Sarto Piccolo, na sede localizada na Rua 03, nº 309, no Setor Oeste, em Goiânia.

O recurso é para contemplar pacientes portadores de sequelas funcionais provocadas por queimaduras, com ênfase, em crianças, sem que haja cobrança pelos honorários médicos. Atualmente, 1.300 pacientes aguardam por cirurgias. Os repasses serão feitos em 36 parcelas, o que permitirá realizar de 15 a 20 cirurgias mensais. Para os procedimentos, o Núcleo contará com a parceria firmada junto ao Instituto Nelson Piccolo, unidade de referência mundial em cirurgia de reconstrução para pacientes que sofreram queimaduras.

O Núcleo de Proteção a Queimados é uma entidade sem fins lucrativos que realiza cirurgias complementares não oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entidade tem por objetivo desenvolver reabilitação física e social de vítimas de queimaduras, criar centros de estudo e pesquisa para a qualificação da mão de obra especializada na recuperação das vítimas, otimizar o tratamento e a prevenção de sequelas na oferta de condições técnicas, econômicas e psicológicas para o tratamento
clínico e cirúrgico.

segunda-feira, novembro 19, 2012

Goiânia vai sediar discussão sobre avanços da genética

Na próxima sexta (23) e sábado (24), será realizado o I Simpósio Goiano sobre os avanços e perspectivas da genética clínica no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento, que reunirá grandes especialistas de renome estadual e nacional, será sediado no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, da UFG, no Campus II.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://eventos.ufg.br/SGCSUS. A abertura está marcada para as 19h30 da sexta-feira. As palestras e debates seguem durante o dia seguinte. Serão discutidas políticas de serviços de alta complexidade atendidos pelo SUS, incluindo o papel da genética clínica neste contexto.


segunda-feira, outubro 22, 2012

Ministro da Saúde visitará Goiânia para anunciar novos leitos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) nesta terça-feira (23), às 10 horas. Na oportunidade, o ministro anunciará novos leitos de retaguarda e de UTI para a unidade.

O Hugo integra o SOS Emergências, que prevê a melhoria do atendimento e ampliação do acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é classificado de referência regional, pois possui mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realiza grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.


terça-feira, outubro 16, 2012

Começa amanhã (17) a Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa

Começa amanhã (17) a Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa

Entre os dias 17 e 19 de outubro, Goiânia sedia a 2ª Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa (HMA). Todos os temas do evento serão voltados às experiências em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura da jornada será nesta quarta-feira, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Universitário, na capital. Haverá a presença do Secretário da Saúde, Antonio Faleiros Filho.

A programação do evento inclui cinco minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e experiências. As inscrições para ouvintes podem ser feitas amanhã, das 18 às 19 horas.

sexta-feira, agosto 03, 2012

Cresce 148% o número de transplantes em Goiás

O número de transplantes realizados em Goiás pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 148%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2011. Em Goiás existem seis equipes de transplantes credenciadas, uma central de transplantes e três Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Houve uma melhoria da infraestrutura, especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores, incentivo financeiro aos hospitais e na sensibilização da população. Na última segunda-feira, dia 30, foi anunciada parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook para incentivar a doação de órgãos no País.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Saúde apresenta novo sistema de informações do SUS

A capital goiana sediou ontem reunião com profissionais de saúde dos municípios goianos para apresentar a utilização do novo sistema de informações eletrônicas do Sistema Único de Saúde, o E-SUS. A nova ferramenta tem a finalidade de conferir celeridade, precisão e confiabilidade aos dados referentes ao SUS.

O Ministério da Saúde se baseia nos dados registrados no sistema para implantar suas ações de políticas públicas de grande e médio porte como campanhas de vacinação, de distribuição de medicamentos e realização de exames. Sua operacionalização depende da alimentação de dados feitos pelos municípios, que devem transferir informações consolidadas em um período de tempo predeterminado.