quarta-feira, janeiro 16, 2013

Orquestra Filarmônica de Goiás seleciona músicos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos músicos que integrarão o quadro da Orquestra Filarmônica de Goiás. São 50 vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone e tímpano.
 
Os instrumentistas interessados vão passar por análise curricular e provas de audições. As inscrições devem ser feitas através do e-mail audicoesofg2013@gmail.com até o próximo dia 8. Confira o edital do processo seletivo, clique aqui.
 
 

Cresce autuação por embriaguez no trânsito e cai número de vítimas

Nesta quarta-feira (16), o titular da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict), Waldir Soares, divulgou hoje o balanço do número de pessoas que morreram vítimas de acidente de trânsito e também o número de pessoas presas por dirigirem embriagadas. Os dados são referentes aos anos de 2011, 2012 e neste início de 2013.
 
"Se aumenta o número de prisões de embriagados, reduz o número de pessoas mortas no trânsito", afirmou Waldir. De acorodo com ele, se comparar o período de 21 de dezembro de 2011 até 15 de janeiro de 2012 ao período de 21 de dezembro de 2012 até 15 de janeiro deste ano foram realizadas mais autuações de embriagados. No primeiro período citado foram sete autuações em flagrante por embriaguez, lembrando que a Lei Seca ainda não estava em vigor nesta época e não permitia o uso de provas testemunhais. Já no segundo período, até terça-feira (15), foram realizadas 63 autuações. Os números são de Goiânia.
 
Outro número apresentado por Waldir foi a redução do número de vítimas que morreram em acidentes de trânsito na capital. Em 2010 foram 348 mortes, em 2011 caiu para 297 mortes e em 2012 reduziu para 265 mortes. "Ainda são números altos de mortes, mas levando em conta que a frota de veículos em Goiânia aumentou e um trânsito caótico, o número é expressivo", conclui o delegado.
 
Para ele as mudanças da nova Lei Seca, desde 21 de dezembro do ano passado, já foram positivas, pois ampliaram as provas para constatação da embriaguez, além de aumentar o valor das multas. "Estão sendo feitas ações enérgicas de combate à impunidade, toda pessoa que comete crime no trânsito tem sido autuada em flagrante. Há alguns anos a delegacia não tinha a visibilidade que tem hoje. As pessoas começaram a entender que se praticarem crimes no trânsito, serão punidas", conclui o delegado.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 16-01-13

O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Operação combate focos da dengue em pátio de delegacia

Foto de: www.blogdaresenhageral.com.br
A Polícia Civil faz, neste momento, uma operação de combate ao mosquito da dengue. A Operação Zoom, como é chamada, está sendo realizada nos pátios da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), onde há potenciais criadouros do Aedes aegypti, já que os veículos apreendidos ficam parados nos pátios. 

Mobilidade urbana é tema de reunião entre governador e prefeito

Henrique Luiz-Assessoria
O governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia, de Goiânia, reuniram-se, por volta do meio dia de ontem, para tratar de temas relativos à mobilidade urbana na capital: o BRT e o viaduto no encontro da Rua 88 com a Marginal Botafogo, no Setor Sul. Em relação à confluência da Rua 88 com a Marginal Botafogo, onde o trânsito sofre grandes congestionamentos, o governador  informou que, com recursos do BNDES, o Estado dispõe-se a colaborar com a prefeitura, que entrará com uma contrapartida de metade do valor total da obra  para a construção do viaduto. 

terça-feira, janeiro 15, 2013

UEG abre inscrições para pedido de vaga

Está aberto, até o próximo dia 31, o prazo de inscrições para candidatos interessados em reingressar na UEG, transferir de uma unidade universitária para outra ou de outra instituição de ensino superior e ainda para os portadores de diploma.
 
O edital 001/2013 tem oportunidades de vagas nas três modalidades em 39 das 42 unidades universitárias e pode ser conferido no site da UEG, clicando neste link.
 
 

Detran muda regras de comprovação de endereço

O Detran de Goiás regulamentou, por meio da Portaria 569/2012, procedimentos seguros para a apresentação de comprovante de endereço, exigido de proprietários, candidatos ou condutores na solicitação de serviços referentes a veículos ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A portaria, publicada no dia 3 de janeiro, entrou em vigor nesta última segunda-feira (14).
 
A partir de agora, não será aceito comprovante de endereço em nome de terceiros (salvo nos casos especificados na portaria). Em contrapartida, serão válidos, dentre outros, contrato de locação de imóvel, talão de água, energia, gás canalizado, telecomunicações fixa ou móvel, plano de saúde, correspondência emitida por instituição bancária ou órgãos oficiais das esferas estaduais, municipais ou federal, com validade de, no máximo, 90 dias.

A medida visa evitar fraudes e atualizar o banco de dados do Detran, o que vai propiciar melhorias na comunicação entre o órgão e os usuários. Os interessados podem verificar quais os documentos válidos como comprovante de endereço, cicando aqui.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 15-01-13

OVG abre inscrições para qualificação

A Organização das Voluntárias de Goiás abriu inscrições para os cursos de qualificação gratuitos ministrados nas Oficinas Educacionais Comunitárias  e o Centro de Qualificação Profissional. São mais de 490 vagas. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro. As OECs oferecem cursos nos horários matutino e vespertino.

Na OEC Cândida de Morais, há 70 vagas distribuídas entre os cursos de Manicure e Pedicure (16 a 29 anos), Arte Culinária (16 a 29 anos) e Informática (14 a 29 anos). A OEC Norte Ferroviário oferece 168 vagas. Os cursos são Modelagem (16 a 29 anos), Informática (14 a 29 anos), Arte Culinária (16 a 29 anos), Cabeleireiro (16 a 29 anos) e Corte e Costura (16 a 29 anos).

Já a OEC Novo Mundo dispõe de 110 vagas distribuídas entre os cursos de Panificação (18 a 29 anos), Garçom/Garçonete (18 a 29 anos) e Informática (14 a 29 anos). Para a matrícula, em qualquer uma das três unidades, é preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4 recente.

O Centro de Qualificação Profissional oferece no total 145 vagas para estudantes de baixa renda que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. São oferecidos: Espanhol, Inglês Instrumental, Inglês para Turismo, Português, Redação, Secretariado e Informática. Há cursos nos horários matutino, vespertino e noturno.

Para se inscrever, é necessário apresentar cópias dos documentos pessoais e do comprovante de endereço, declaração de frequência escolar ou comprovante de escolaridade, no caso de quem já concluiu o ensino médio. 

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Confirmação de matrícula na rede estadual termina nesta terça-feira (15)

A confirmação de matrículas da rede estadual de ensino deve ser feita até amanhã, dia 15. O aluno precisa ligar para o telefone 0800-645-6556 para saber em qual escola vai estudar. Em seguida, é preciso ir ao colégio levando documentos pessoais e comprovantes de endereço e de escolaridade para garantir a matrícula.
 
Para este ano letivo, a Secretaria da Educação recebeu 110 mil inscrições de novos estudantes.
 
 

Inscrições de trabalho para o Consad seguem até amanhã (15)

Segue até terça-feira (15), o período para inscrição de trabalhos de especialistas, acadêmicos e profissionais das três esferas de poder ao 6º Congresso Consad de Gestão Pública, a ser realizado de 16 a 18 de abril, em Brasília. O material inscrito deve ser enviado até o dia 20 de março.

O anúncio dos trabalhos selecionados será feito no dia 1º de fevereiro. As propostas devem ser relacionadas às áreas de: orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio, gestão de pessoas na área pública, gestão por resultados, monitoramento e avaliações; novos formatos organizacionais, governanças, participação e controle social, governo eletrônico e transparência. Para consultar os detalhes, acesse o site: www.consad.org.br.
 
 

Programa Ser Livre pretende atender 500 mil pessoas em 2013

O Programa Ser Livre, de prevenção à dependência química, desenvolvido pela Agência Goiana do Sistema de Execução Penal entre a população carcerária e a sociedade em geral, vai intensificar os trabalhos em 2013. A expectativa é de superar a marca de 50 mil pessoas atendidas por ano, chegando ao número de 500 mil atendimentos. A informação é do coordenador administrativo do Ser Livre, Carlos Torres Cardoso, que integra equipe da Diretoria de Reintegração Social da Agsep.
 
De acordo com Torres, a superação dos índices alcançados no ano passado será possível com o aumento do número de cursos e palestras previstos para este ano. "Nós vamos aumentar a quantidade de palestrantes e de multiplicadores, o que possibilitará a realização de uma quantidade maior de palestras", explica.
 
Para alcanãr o objetivo, serão realizados três cursos, com capacidade total de 150 novos integrantes do programa e previsão de atingir meio milhão de pessoas com conhecimento sobre as drogas e dependência química. Os cursos visam capacitar multiplicadores para atuações em seus próprios meios sociais, como a família e amigos.
 
Formação
Os palestrantes atuam em escolas municipais e estaduais, órgãos públicos, comunidades terapêuticas e nas casas das pessoas. Além do conhecimento teórico, o Ser Livre leva também atividades culturais com apresentações de teatro e musicais. O músico Xexéu, do Grupo Nóis é Nóis, é um dos componentes do programa e, a partir das músicas temáticas, leva o público à reflexão sobre o mal que as drogas fazem ao ser humano.
 
O presidente da Agsep, Edemundo Dias, afirma que o problema das drogas é hoje um dos mais graves enfrentados pela sociedade. "As famílias estão se desfazendo e enfrentando um sofrimento enorme com seus jovens e adultos envolvidos com drogas. O governo e a sociedade têm buscado o enfrentamento do problema. O "Ser Livre" é uma dessas frentes de trabalho que tem surtido efeito, principalmente na prevenção", diz.
 
O coordenador Torres explicou que uma outra frente de trabalho será a realização de 15 cursos de formação de multiplicadores, podendo participar da capacitação qualquer cidadão que tenha interesse no conhecimento preventivo sobre dependência química. "A ideia é formar pessoas que não necessariamente vão palestrar, mas serão pessoas importantes no combate às drogas nos seus próprios meios sociais como suas famílias e seus amigos", explicou. Segundo o coordenador, o programa também pretende ampliar as parcerias com os órgãos públicos de governo e iniciativa privada, no sentido, inclusive, de patrocínio das atividades.
 
Balanço
No balanço 2012, o Ser Livre apresentou 2.489 horas de atendimentos realizados em 61 órgãos. Hoje, o programa tem nove colaboradores. Entre a população carcerária do Estado, os colaboradores realizam apresentações teatrais e musicais e formação profissional com entrega de certificados, entre outros. Na sociedade, o programa realiza, além das palestras, atendimento direto a jovens adolescentes e crianças nas escolas, ações esportivas, aulas de artes marciais, capoeira e escolinha de futebol, atingindo mais de mil atendimentos.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 14-01-13

Esse é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste Brasileiro

Rede estadual adota currículo unificado em 2013

FOTO DE: www.educacaopublica.rj.gov.br
A rede estadual de ensino vai adotar neste ano um currículo unificado para os ensinos fundamental e médio a partir do dia 28, quando começa o ano letivo de 2013. A uniformização foi elaborada pelos professores ao longo de 2011 e 2012. A versão final do documento vai ser apresentada aos educadores durante formação que acontece nas Subsecretarias Regionais de Educação, de 17 a 23 de janeiro. Junto com o novo currículo, a secretaria vai lançar um site específico com conteúdos, práticas, sugestões e espaços para interatividade para os profissionais da Educação. 

Agel abre matrículas para iniciação esportiva em fevereiro.

FOTO DE: www.agel.goias.gov.br
A Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) vai abrir, no início de fevereiro, as matrículas para alunos veteranos e novatos nas escolinhas de iniciação esportiva. As escolinhas atendem crianças, jovens, adultos, portadores de deficiência e pessoas da terceira idade e oferecem diversas modalidades de esportes nas unidades do Ginásio Rio Vermelho, do Setor dos Funcionários, do Parque Amazônia, do Setor Pedro Ludovico e no Cruzeiro do Sul. As matrículas são gratuitas.