Cuidar de obras de infraestrutra do Estado de Goiás, facilitar o
acesso intermunicipal, oferecer maior segurança e comodidade aos
motoristas, estimular o escoamento das produções do Estado e muitos
outros benefícios. Com estes objetivos, a Agência Goiana de Transportes e
Obras (Agetop) criou o programa Rodovida. Por conta da grande demanda de obras, ele foi desmembrado em outros quatro programas: Rodovida Construção, Rodovida Reconstrução, Rodovida Manutenção e Rodovida Urbano.
A prioridade de todos os programas foi atender os segmentos que
apresentam dificuldades nas condições de tráfego e aumentar a vida útil
das rodovias em, no mínimo, 10 anos. O material utilizado é adequado à
realidade socioeconômica de cada trecho. A verba para realização das
obras vem do Fundo de Transportes e financiamento do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A malha rodoviária do Estado
de Goiás é formada por 10.259,4 quilômetros de vias pavimentadas e
9.175,2 quilômetros de vias não pavimentadas.
Rodovida Construção
O programa Rodovida Construção, administrado pela Agetop, tem como objetivo a construção de novas rodovias e a pavimentação de trechos iniciados em gestões anteriores. Alguns dos pontos importantes para o desenvolvimento de Goiás estão sendo trabalhados neste programa em todas as regiões do Estado. Nas saídas de Goiânia as equipes de trabalho já iniciaram as obras de construção dos viadutos da GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Inhumas). O investimento do governo nestas obras será de R$1,5 bilhão. Os recursos vieram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
O programa Rodovida Construção, administrado pela Agetop, tem como objetivo a construção de novas rodovias e a pavimentação de trechos iniciados em gestões anteriores. Alguns dos pontos importantes para o desenvolvimento de Goiás estão sendo trabalhados neste programa em todas as regiões do Estado. Nas saídas de Goiânia as equipes de trabalho já iniciaram as obras de construção dos viadutos da GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Inhumas). O investimento do governo nestas obras será de R$1,5 bilhão. Os recursos vieram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
O Rodovida Construção será o maior investimento já realizado na malha viária de Goiás. “Nós estamos fazendo, por meio do Rodovida Construção,
2,4 mil quilômetros de pavimentação e construção de novas rodovias.
Isso contempla inclusive as obras que estavam paralisadas ao longo dos
anos. Com isso Goiás ganhará mais 2,4 mil quilômetros de rodovias
pavimentadas”, explica o presidente da Ageotp, Jayme Rincón. As obras
contribuirão para melhorar ainda mais os índices de desenvolvimento
econômico do Estado, facilitando o escoamento da produção.
Rodovida Reconstrução
O programa Rodovida Reconstrução, criado para melhorar a malha rodoviária do Estado de Goiás, entrou em operação no final de 2011. Com recursos assegurados pelo Fundo de Transportes, o programa reconstruiu 2.081 km de rodovias abrangendo 42 trechos em diversas regiões de Goiás. “Com o programa Rodovida Reconstrução nós devemos reconstruir este ano mais 2,2 mil quilômetros de rodovias. Nós estamos com frentes de obras em todas as regiões do Estado. Felizmente as obras foram iniciadas dentro da nossa expectativa”, ressalta Rincón. As obras executadas foram direcionadas para a reconstrução do asfalto em partes das rodovias, além de sinalização horizontal (pintura de faixas) e vertical (afixação de placas).
O programa Rodovida Reconstrução, criado para melhorar a malha rodoviária do Estado de Goiás, entrou em operação no final de 2011. Com recursos assegurados pelo Fundo de Transportes, o programa reconstruiu 2.081 km de rodovias abrangendo 42 trechos em diversas regiões de Goiás. “Com o programa Rodovida Reconstrução nós devemos reconstruir este ano mais 2,2 mil quilômetros de rodovias. Nós estamos com frentes de obras em todas as regiões do Estado. Felizmente as obras foram iniciadas dentro da nossa expectativa”, ressalta Rincón. As obras executadas foram direcionadas para a reconstrução do asfalto em partes das rodovias, além de sinalização horizontal (pintura de faixas) e vertical (afixação de placas).
Rodovida Manutenção
O Rodovida Manutenção foi pensado dentro de um novo conceito para manutenção preventiva e corretiva de toda a malha rodoviária. Nas rodovias pavimentadas, o programa atua com serviços de roçagem; limpeza e pintura de elementos de drenagem, de pontes e bueiros tubulares e celulares; reconstrução de taludes de aterro de corte; canalização de água e combate a erosões. Já na pista de rolamento são executados serviços de tapa-buracos, remendos profundos, selagem de trincas, recomposição de elementos de drenagem superficial e manutenção preventiva com selagem asfáltica.
O Rodovida Manutenção foi pensado dentro de um novo conceito para manutenção preventiva e corretiva de toda a malha rodoviária. Nas rodovias pavimentadas, o programa atua com serviços de roçagem; limpeza e pintura de elementos de drenagem, de pontes e bueiros tubulares e celulares; reconstrução de taludes de aterro de corte; canalização de água e combate a erosões. Já na pista de rolamento são executados serviços de tapa-buracos, remendos profundos, selagem de trincas, recomposição de elementos de drenagem superficial e manutenção preventiva com selagem asfáltica.
Nas rodovias não pavimentadas, o programa executará serviços de
reconformação de plataforma, abertura e limpeza de valetas laterais,
limpezas de bueiros, suavização de taludes e aterros de pequena altura e
de execução de valetas. Além disso, também estão previstas a
conservação e a reconstrução de pontes de concreto e de madeira. “No Rodovida Manutenção
nós já temos todos os lotes implantados. Já estamos fazendo manutenção
preventiva e corretiva dentro de um novo conceito. Com o Rodovida Reconstrução, Rodovida Construção e Rodovida Manutenção nós estaremos atendendo todas as demandas da população”, salienta Jayme Rincón.
Rodovida Urbano
O programa Rodovida Urbano tem como meta executar intervenções de reabilitação e construção de vias urbanas nos municípios goianos. Na reabilitação das vias, os projetos do Rodovida Urbano determinam quatro tipos de intervenções básicas na engenharia em função do estado de deterioração do pavimento asfáltico: a reconstrução total da via, recapeamento com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), com PMF (Pré-misturado a Frio) e aplicação de lama asfáltica.
O programa Rodovida Urbano tem como meta executar intervenções de reabilitação e construção de vias urbanas nos municípios goianos. Na reabilitação das vias, os projetos do Rodovida Urbano determinam quatro tipos de intervenções básicas na engenharia em função do estado de deterioração do pavimento asfáltico: a reconstrução total da via, recapeamento com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), com PMF (Pré-misturado a Frio) e aplicação de lama asfáltica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário